A histórica imagem da padroeira de Sacramento, Nossa Senhora do Patrocínio do Santíssimo Sacramento, encontra-se, desde sábado, 14, em São Paulo aos cuidados do artista plástico, Cláudio Pastro, para restauração. O encaminhamento foi feito pelo Pároco de Sacramento, Pe. Sérgio Márcio de Oliveira (foto) que acompanhou a imagem e a entregou, pessoalmente, ao restaurador. Procurado pela redação do jornal explicou as causas que o levaram a promover a restauração.
ET - A imagem da padroeira não vem de uma recente restauração, por que retornar ao restaurador?
Padre Sérgio - Todos nós sabemos que essa imagem já sofreu algumas intervenções, porém, malsucedidas, há alguns anos. Isso está registrado em um conjunto de fotos históricas que demonstram alterações que realmente desfiguraram sua suavidade e beleza originais. Então o que se busca é uma recuperação aproximada de sua originalidade.
ET - Não teria algo a ver, também, com a possível coroação pontifícia da imagem, conforme pedido da arquidiocese e da paróquia do Santíssimo Sacramento apresentado pelo patrocínio de Maria?
Pe. Sérgio - Sim, esse é outro importante motivo. Como já se sabe, está em curso no Vaticano o pedido formulado pelo Arcebispo de Uberaba e por nós, pároco de Sacramento, sugerido pelo historiador Amir Salomão Jacob, para que o Santo Padre nos conceda a Coroação Pontifícia dessa imagem em Roma. O pedido foi avalizado pelo Cardeal de Aparecida e Presidente da CNBB, Dom Raymundo Damasceno que recentemente entregou ao Papa a documentação. Então, como nos assegurou recentemente o cardeal, a qualquer hora podemos receber um ofício do Vaticano e a imagem de Nossa Senhora precisa estar pronta para, se for o caso, seguir para Roma.
ET - Esta restauração estará desta vez sob a responsabilidade de quem?
Pe. Sérgio - A imagem foi entregue por mim, pessoalmente, ao Cláudio Pastro que, como se sabe, é um artista mundialmente conhecido por seus trabalhos sacros, além de ser considerado um dos mais importantes liturgistas do mundo. Ele foi contratado pelo Vaticano no ano 2.000 para criar a escultura do Cristo do novo milênio. Atualmente, é o artista responsável pelo embelezamento da Basílica de Aparecida. Ele fez questão de nos dizer que, dada sua agenda concorrida, somente pegou esse trabalho porque já conhece Sacramento, sabe da importância de sua história e ainda, para nossa surpresa, fez questão de nos cumprimentar pelo retorno do Sacrário ao centro da Igreja Matriz de nossa cidade. Isto, partindo de uma dos maiores liturgistas do mundo, nos encheu de alegria.
ET - Quem arcará com as despesas de restauração da imagem?
Pe. Sérgio - Existe a lei municipal nº 748, de 06 de novembro de 2000, que tombou para o Patrimônio Histórico de Sacramento essa imagem da Padroeira. O artigo 3º da lei diz que são de toda responsabilidade do Poder Público Municipal as restaurações que se fizerem necessárias para preservação dessa imagem e que, eventuais intervenções, somente serão permitidas para conservar-lhe as características originais. Então, unicamente por determinação da lei, o Poder Público Municipal se encarregará do valor cobrado.
ET - O artista explicou como será feita a restauração?.
Pe. Sérgio - Não, mesmo porque quando lá estivemos, no último sábado, foi apenas para a entrega da imagem, mas o artista nos assegurou que todo o processo de restauração será fotografado pari passu, item por item, procedimento por procedimento para que tenhamos a segurança do serviço feito e um histórico perfeito da restauração.
ET - Há uma data prevista para o retorno da imagem?
Pe. Sérgio - Nesta semana, após avaliação completa do serviço a ser feito, é que saberemos a data do retorno da imagem. Esperamos que seja em prazo curto, haja vista que, como nos assegurou o artista, o trabalho será contínuo e também conta com nossa expectativa de preparar a imagem para uma eventual viagem a Roma, isto sem contar que, em maio, temos a festa da Padroeira.