Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Fraternidade São Francisco assume Hospital São Domingos

Edição nº 1441 - 21 Novembro 2014

A Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, a mesma congregação que dirigiu em Sacramento uma obra assistencial no prédio do Seminário durante oito anos, assumiu a direção do Hospital São Domingos, em Uberaba.  Uma missa em Ação de Graças, no dia 12, marcou a incorporação do Hospital São Domingos pela Fraternidade Franciscana. 

De acordo com a assessoria de Comunicação da Arquidiocese, mais de 30 frades franciscanos, de Jaci (SP) participaram da celebração presidida por dom Paulo Mendes Peixoto, na capela do Hospital São Domingos, momento que contou significativa participação da comunidade hospitalar. A incorporação do hospital pela Fraternidade,  ocorreu, após oito meses de avaliação e informações sobre a casa, que passou a se chamar Hospital e Maternidade São Domingos na Providência de Deus.

A parceria entre as irmãs dominicanas e os franciscanos foi intermediada por dom Paulo Peixoto, com conversação iniciada quando da visita do papa Francisco ao Brasil. O arcebispo falou da alegria com a efetivação da proposta. Já a superiora das Dominicanas, irmã Cleonice Cardoso entende que a instituição está entregue em ótimas mãos. “Com certeza o nosso sonho de um hospital humanizado terá sequência com a Fraternidade São Francisco,” disse ela.

Ao final foi assinado documento pelas partes celebrando a incorporação. Momento festejado com muita música puxada pelo próprio coordenador da Fraternidade, frei Francisco Belotti. Ele anunciou que trará para a casa todo a experiência adquirida pela Fraternidade nestes 30 anos de gerencia de hospitais pelo Brasil e confirmou a vinda de dois padres para Uberaba.

Frei Francisco informou também sobre a intenção de ampliar os trabalhos no Hospital São Domingos e o desejo de abrir, em breve, as portas da casa para o SUS – Sistema Único de Saúde.

 Destaque-se que a Fraternidade de São Francisco trabalhou por oito anos em Sacramento, no Educandário Ssmo. Redentor. A congregação que assumiu a casa em 25 de fevereiro de 2004, deixou a cidade  em fevereiro de 2012 e o Educandário e o trabalho com as crianças foi entregue às  irmãs da Congregação Mensageiras do Amor Divino.

Na época, de acordo com o guardião do Mosteiro, frei Pedro Caetano da Silva,  um dos motivos de sua saída de Sacramento, foi a necessidade de atender obras ligadas à saúde, hospitais e casas de recuperação de álcool e drogas.

Na ocasião, o ET perguntou a Frei Pedro se a Congregação não poderia administrar a Santa Casa de Sacramento  e ele respondeu com um sorriso, visto que a iniciativa não parte da congregação.  Agora, a Congregação assume um dos hospitais de referência na região, o São Domingos. Bem vindos, freis!