Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Cidade celebra 20ª Festa do Divino Pai Eterno

Edição nº 1419 - 20 Junho 2014

Os devotos do Divino Pai Eterno, imagem milagrosa encontrada em Goiás, que deu origem ao Santuário de Trindade, que recebe milhões de peregrinos a cada ano, chegou a Sacramento na manhã desta sexta-feira, repetindo uma tradição iniciada em 1994. A visita encerra neste sábado, 21, com a missa de despedida, às 19h na Matriz do Santíssimo Sacramento. 

Recepcionada no trevo de entrada da cidade, a Imagem, depois de percorrer as principais ruas da cidade, foi levada em visita aos doentes, presídio, Santa Casa, Lar São Vicente de Paulo e, logo após, depositada na Igreja Matriz de Na. Sra. da Abadia, onde permaneceu até às 19h00, quando foi celebrada a missa pelo missionário redentorista que acompanhou a imagem, Pe. Geraldo Teixeira Borges. 

Na madrugada de sábado, a partir das 4h, saída da tradicional peregrinação dos romeiros até a fazenda do Divino Pai Eterno. Às 7h30, saída dos ciclistas e às 7h, saída da cavalgada; às 9h30 da manhã a missa festiva na fazenda, seguida do almoço, com o retorno da imagem à cidade para a missa da despedida, às 19h, na Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento.

Para marcar o 20º ano da festa, não foi constituída uma comissão de festeiros como nos anos anteriores, conforme explica Maurílio Juvêncio Bizinoto. “Todos os festeiros, representados pela família Bizinoto e Ivone Regina Silva, todos os festeiros ao longo desses 20 anos ficaram responsáveis pela festa.

Fazendo uma avaliação desse tempo, Maurílio aponta muitas evoluções: “Na primeira festa, digamos, matamos um frango, hoje são seis, sete bois para servir o almoço para mais de 6 mil pessoas. Essa era a vontade de meu pai que criou a festa com o compromisso de dar o almoço. Foi construída  a capelinha do Divino Pai Eterno e feitas várias melhorias na fazenda para receber os romeiros”.

Padre Geraldo Teixeira Borges, mineiro de Arcos, padre há 26 anos em Goiás, está em Sacramento pela primeira vez acompanhando o Divino Pai Eterno e  fala da devoção. “Primeiro, para mim, é uma alegria estar aqui, porque sempre ouço contar a grandeza da festa, dessa alegria  do povo em ter Jesus Cristo como senhor de sua vida, de ter a Trindade Santa como orientação da sua caminhada. Trazemos a imagem com muito carinho para essa celebração que completa 20 anos”.

 O irmão José Alves de Almeida, que há 16 anos acompanha a imagem na visita à cidade, reafirma a sua alegria de voltar a Sacramento, onde viveu alguns anos no Seminário do Ssmo. Redentor. “São 16 anos acompanhando a imagem, aliás são 15, porque um ano eu estive na Itália nessa época, mas fiquei de lá com o pensamento, assim considero 16 anos. E a cada ano é uma alegria poder  trazer a Trindade Santa para essa terra abençoada e desde já peço ao Pai Eterno as bênçãos para este povo e para que a festa transcorra conforme o esperado e programado”. 

 

ATENÇÃO, ROMEIROS DO DIVINO PAI ETERNO!

Regulamento e informações sobre a Romaria

- Horário de saída dos romeiros, praça do Cemitério: 4h00, caminhantes; 7h30, ciclistas. Às 7h00, cavaleiros, da praça do Perpétuo Socorro.

- Horário da Missa na fazenda: 9h30 e, logo após, almoço. 

- É proibida a entrada de bebidas na fazenda (haverá fiscalização).

- Haverá três pontos de apoio no trajeto de 22 Km até a fazenda, com tempo médio de caminhada em torno de 4h00.

- Não jogue lixo na estrada, nem na fazenda, use os pontos de apoio e/ou lixeiras.

- Veículos automotores deverão usar a MG 428 (Sacramento/Jaguara), com percurso de 23 Km, estando sempre atentos às leis de trânsito.

- Após as 18h, animais não poderão permanecer na fazenda.

- Fogos de artifícios só serão permitidos à Comissão Organizadora.

- A comissão pede aos participantes que façam da Romaria do Divino Pai Eterno um momento de oração e fé, deixando as bebidas para após a Missa.

- A colaboração de todos contribuirá para o bom andamento da festa.

Agradecendo, pedimos ao Divino Pai Eterno que abençoe a todos!