Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

As celebrações da Semana Santa

Edição nº 1410 - 18 Abril 2014

 A Semana Santa tem início com a celebração do Domingo de Ramos e termina com a celebração da Missa dos Santos Óleos, na quarta-feira.  Toda a riqueza de símbolos e profundidade da liturgia da Semana Santa prepara os fiéis para viver o Mistério Pascal de Cristo, que é celebrado no "Tríduo Pascal", do qual fazem parte a Missa da Ceia do Senhor, na quinta-feira, as funções da Sexta-feira da Paixão, o Sábado Santo, a Vigília Pascal, que segundo Santo Agostinho, é a  mãe de todas as vigílias, e o Domingo de Páscoa ou Domingo da Ressurreição. 

Em Sacramentos, na paróquia-mãe, Santíssimo Sacramento Apresentado pelo Patrocínio de Maria e paróquia de  Nossa Senhora da Abadia e comunidades rurais atendidas por missionários, as celebrações são intensas. Mesmo com chuva foram celebrados o Domingo de Ramos e a Procissão do Encontro,  na noite de terça-feira. Na quarta-feira, um grande número de fieis, doentes e idosos participaram da missa na sua intenção e receberam o Sacramento da Unção dos  Enfermos e, também outras  celebrações como a Via Sacra, oração do terço e celebração da penitência e Missa dos Santos Óleos em Uberaba.

 Na quinta-feira, teve início o Tríduo Pascal com a missa do Lava-pés e adoração ao Santíssimo nas paróquias da cidade e comunidades rurais de Desemboque, Sete Voltas, Quenta Sol, Jaguarinha e Santa Bárbara. Ressalte-se que depois da missa da quinta-feira, a igreja se prepara para a Paixão do Senhor na sexta-feira: Adoração ao Santíssimo; 15 h,  celebração  da Paixão e à noite, a cerimônia do descimento da cruz  e a procissão do Senhor Morto. 

No sábado, às 7h da manhã, celebração das Dores de Nossa Senhora e à noite a Vigília Pascal nas duas paróquias e nas comunidades de Desemboque e Sete Voltas.  No domingo de Páscoa as celebrações nos horários normais. 

Para o pároco padre Sérgio Márcio, “celebrar a Páscoa, é ser capaz de mudar, é compartilhar a vida na esperança, é luta para vencer toda sorte de sofrimento. É ajudar mais gente a ser gente, é viver em constante libertação, é crer na vida que vence a morte. É dizer sim ao amor e à vida, é investir na fraternidade, é lutar por um mundo melhor, é vivenciar a solidariedade. É renascimento, é recomeço, é uma nova chance para melhoramos as coisas de que não gostamos em nós, para sermos mais felizes por conhecermos a nós mesmos mais um pouquinho e vermos que hoje, somos melhores do que fomos ontem”. 

A Igreja Casa de Oração celebrou com seus fieis, nesta sexta-feira, 18, no Salão Pacheco's Buffet, a tradicional Conferência Bíblica, reunindo irmãos de Sacramento e de outras cidades. O preletor convidado este ano foi o Irmão Josep Paul Mcclelanjd (Joe), de Muriaé (MG).