O missionário redentorista, Pe. José Marques Dias (foto), ex-vigário de Sacramento nos anos de 1978 a 1981, mais conhecido em nosso meio como Pe. Marques, estará em Sacramento no próximo dia 19 para o lançamento do seu livro intitulado, “A missão leiga redentorista – Novo modo de evangelizar”. A cerimônia será realizada no salão nobre do Paço Municipal (Câmara), logo após a missa das 19h00.
Antecipando ao ET um resumo de sua obra, Pe. Marques disse que a missão leiga é uma atividade evangelizadora realizada pelos próprios cristãos leigos numa determinada comunidade eclesial. “Hoje, há um novo modo de evangelizar recomendado pela V Conferência do CELAM, em Aparecida. Temos que criar as Paróquias Missionárias. Hoje precisamos de uma Igreja toda Missionária, com Padres (párocos) Missionários, Agentes leigos Missionários, Estruturas Missionárias e novos Métodos Pastorais”, explica.
De acordo com o autor, hoje radicado no Santuário Nacional de Aparecida, estamos vivendo os tempos do que chama, “A Nova Evangelização”, e que é prioridade para toda a Igreja. “Precisamos animar os que já participam e chamar os que andam longe! A missão leiga é efetuada por cristãos leigos da comunidade e para os cristãos leigos. Busca dinamizar a pastoral de uma comunidade, que leve a criar a Paróquia Missionária”, afirma.
O livro de Pe. Marques tem o mérito de apresentar a missão leiga de forma bem didática, fácil e pastoral. Traz os objetivos, os procedimentos e equipes para planejar e realizar essa missão, que consiste em três etapas: Missão da visitação, Missão nas famílias e Missão nas comunidades e a formação é fundamental.
“- A obra é um manual prático para organizar as missões leigas nas comunidades locais, servindo tanto para os leigos como para os sacerdotes. É um subsídio precioso e útil, que propõe os roteiros de missas e celebrações para a missão leiga”, destaca, ressaltando que, “um dos problemas é o desconhecimento de como realizar esta nova evangelização com nossos leigos Alguns se contentam com a Visitação”, diz.
Para o missionário redentorista que passou vários anos de seu sacerdócio junto às missões redentoristas pelo Brasil a fora, “há outros passos importantes para despertar o senso de pertença e de compromisso missionário”.
Enfim, Pe. Marques produziu um ótimo e fácil material evangelizador, colocado nas mãos de nossos agentes de pastoral e dos leigos em geral, tudo fruto de sua experiência. Vale a pena ler, compreender e aplicar. Boa e fecunda leitura a todos os nossos leitores!
O lançamento do livro Missão Leiga será na próxima sexta-feira, dia 19, às 19h45 no salão da Câmara Municipal.
Padre Alberto e as belezas de Portugal
O redentorista Padre Alberto Pasquoto, que já morou em Sacramento, curtindo suas merecidas férias no mês de março esteve em visita à velha corte portuguesa. “Um presente maravilhoso de meu irmão e cunhada” - diz o sempre simpático Pe. Alberto - férias em Portugal, de 17 a 29 de março. Éramos cinco pessoas. Curtimos frio e chuva, percorrendo 2.163 km, passando por mais de 30 cidades, inclusive Funchal, capital da Ilha de Madeira. Portugal é lindo. Natureza maravilhosa. Ótimas estradas. Povo educado e acolhedor, mas as finanças do país vão mal. Muito desemprego, muitos saindo do país... e nós lá gastando o nosso. Foi lindo! Em Fátima rezei por todos”.
O ET agradece a carinhosa lembrança.