Sacramento recebeu, na tarde do último dia 20, a imagem do Divino Pai Eterno para o XIX Encontro de Romeiros do Divino Pai Eterno, que iniciou com a recepção da imagem milagrosa, no trevo de entrada da cidade, seguida de carreata e missa na Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento.
A celebração foi apresentada pelo Patrocínio da Virgem, repleta de fieis, concelebrada pelos párocos, Pe. Sérgio Márcio de Oliveira e Pe. Eduardo Ferreira e pelo missionário redentorista, Pe. Anemésio Machado Parreira, de Trindade, que trouxe a imagem com Irmão José.
No dia seguinte, a partir das 9h00, a imagem percorreu casas de doentes e várias instituições como Apae, Educandário do SSmo. Redentor, Santa Casa, Lar S. Vicente e Presídio de Sacramento, encerrando com missa na Matriz de Na. Sra. da Abadia. Na madrugada do dia seguinte, 22, centenas de romeiros participaram da caminhada de 24 quilômetros até a Capelinha do Divino, no sítio do Juvêncio Bizinoto, de saudosa memória, culminando com celebração eucarística, cantada pela Folia do Divino. À noite, missa de despedida na Matriz de do Santíssimo Sacramento.
Estima-se a participação de cerca de 6 mil pessoas na Capelinha do Divino. Boa parte desses romeiros rumou de madrugada pelo asfalto até a Gruta dos Palhares, alcançando a estrada de terra já com os raios de sol subindo o horizonte. Homens, mulheres, jovens, pessoas de toda as idades, de Sacramento e região, todas com um único objetivo, agradecer graças e pedir bênçãos. Dentre os inúmeros devotos, o prefeito Bruno Scalon Cordeiro; a prefeita de Conquista, Vera Lúcia Guardieiro, o deputado estadual Antonio Arantes e vereadores de Sacramento. Na missa campal, emoção e alegria ao entoar os cânticos e após a bênção final, e o tradicional almoço dos romeiros.
Este ano a festa teve como festeiros, Afonso Salcedo, Carivalde da Anunciação, Flávia Bizinoto, Família Marconi Manzan, Isaac Bizinoto, Joaquim Felix, José A. Borges, José F. Bonfin, Luiz C. Bizinotto, Mara R. Borges, Maria A. Fortunato, Marilene Cunha, Mateus Ortolan, Michele M. Cruz e Terezinha I. Januário.
Maurílio agradece e relembra a origem da festa
No final, os agradecimentos de Maurílio Juvêncio Bizinoto em nome da família de Juvêncio Bizinoto e festeiros, lembrou a histórica caminhada de seu pai até Trindade, logo após a morte da esposa. A filha caçula, Elizabete, tinha apenas dois meses e 14 dias. “Bete estava com sérios problemas na amamentação. Então, meu pai fez a promessa de ir a pé, sem levar comida nem bebida, até o Santuário do Divino Pai Eterno, em Trindade (GO) pedir a graça na intenção da filha. Desde então, a filha Bete cresceu forte e sadia, por conta da promessa que só foi cumprida 13 anos depois. Minha irmã – disse Maurílio, convidando a irmã para se apresentar ao público – é pois, a responsável por essa festa aqui hoje”, afirmou, agradecendo e pedindo ao Divino Pai Eterno que abençoasse a todos.
Ao falar no final da missa, Pe. Anemésio disse que essa história deveria ser transformada em um filme. “É preciso registrar, para guardar a origem, para sabermos que por trás dessa imagem que está aqui há uma longa história e ela precisa ser trazida ao conhecimento do povo de Sacramento e região, porque tem uma razão de ser. Vimos aqui na Capelinha do Divino não é por causa da Trindade de Goiás , vimos aqui porque tem uma razão para ligar essa devoção, que é a fé. Não fosse a fé de Juvêncio Bizinoto, a devoção não teria começado aqui. Nós estamos aqui pela fé. Deus no propõe a salvação e nós respondemos. Essa linda história precisa virar filme”, conclamou.
Irmão José lembrou que o redentorista, Pe. Pain, foi quem acompanhou a imagem na primeira festa há 19 anos. Depois vieram Pe. Angelo, Pe. Aquino e, depois, Irmão José ficou incumbido de trazer a imagem e, nos últimos quatro anos, vem acompanhada por Pe. Anemésio, que reforça a vinda da imagem á cidade: “Alguém pediu e o Pai atendeu”, disse, e agradeceu os padres da cidade pela boa acolhida à imagem milagrosa e a festa.
O prefeito Bruno Scalon Cordeiro agradeceu a presença dos visitantes e falou da alegria de a imagem do Divino Pai Eterno percorrer a cidade por três dias, com celebrações.
“- Tenho certeza de que muitas graças foram alcançadas e que essa semente de fé plantada nos lares de Sacramento, nos corações das pessoas, vai germinar, crescer e dar bons frutos para a nossa cidade e nossa região. O Divino Pai Eterno é sempre muito bem-vindo a Sacramento, porque nos representa o próprio Cristo, o próprio Deus”.