A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou, oficialmente, nesta Quarta-Feira de Cinzas, primeiro dia da Quaresma, a 50ª Campanha da Fraternidade, que tem por tema, “Fraternidade e Juventude”, e, por lema, “Eis-me aqui, envia-me!” (Is 6,8).
“- Iniciamos hoje nosso caminho pascal. Os quarenta dias que precedem a cruz e a Ressurreição sinalizam o caminho que a Igreja, na liturgia, nos oferece como possibilidade de sermos atingidos pela experiência salvadora de Jesus Cristo”, disse dom Leonardo Steiner em seu discurso de abertura.
O lançamento da CF/2013 foi realizado também em todas as igrejas do país, durante a missa da distribuição das cinzas. Em Sacramento, as celebrações aconteceram às 19h, na matriz na paróquia do Santíssimo Sacramento Apresentado pelo Patrocínio de Maria e paróquia de Nossa Senhora da Abadia. Nas duas celebrações as igrejas estiveram repletas de fieis.
A Campanha da Fraternidade, embora seja tradicionalmente, lançada na Quarta-Feira de Cinzas, não termina com a Quaresma, a Campanha segue durante todo o ano. De acordo com o texto-base da CF 2013, o objetivo geral da Campanha é acolher os jovens no contexto de mudança de época, propiciando caminhos para seu protagonismo no seguimento de Jesus Cristo, na vivência eclesial e na construção de uma sociedade fraterna, fundamentada na cultura da vida, da justiça e da paz.
Em 1992, a Campanha da Fraternidade também tratou a juventude como tema central, e agora, em sua 50ª edição, terá a mesma temática. A abordagem da temática, “juventude” será mais um elemento para fortalecer o desejo de evangelização dos jovens, além da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que será realizada, em julho deste ano, no Rio de Janeiro.