A comunidade espírita comemora o 133º aniversário de nascimento do Prof. Eurípedes Barsanulfo, fundador do Colégio Allan Kardec e principal líder da comunidade espírita da cidade, nascido em 1º de Maio de 1880. Na Chácara Triângulo, sob a liderança das irmãs Cunha (Heigorina, Nizinha e Ionete) e colaboradores, como acontece anualmente, o tradicional culto das 9h00 com a presença de inúmeras caravanas de várias cidades.
No Colégio Allan Kardec, as festividades iniciam neste sábado, 27, e seguem até a quarta-feira, dia 1º.
Sob a coordenação do Grupo Espírita Esperança e Caridade, constam da programação as seguintes atividades: 27 e 28 - Seminário sobre Evangelização de Espíritos, na Escola Eurípedes Barsanulfo, com palestras proferidas pela presidente da Fundação Lar de Eurípedes, Alzira Bessa França Amui; no Colégio, à noite, sarau e palestra com Haroldo Dutra, de Belo Horizonte. Na segunda e terça-feira, dias 29 e 30, trabalhos normais do Grupo Espírita e visitação à Escola Eurípedes Barsanulfo.
No dia 1º, quarta-feira, às 7h, a tradicional Hora da Saudade, no Colégio Allan Kardec, abrilhantada pelos corais Corina Novelino e Aparecida Rebelo Novelino; às 13h30, culto aos caravaneiros e às 20h, apresentação da peça teatral, “Eurípedes, uma vida de amor”, com o Grupo Espírita Esperança e Caridade.
O Prof. Eurípedes Barsanulfo
Nasceu em Sacramento em 01/05/1880, filho de Hermógenes de Araújo “seu Mogico” e de Jerônima Pereira de Almeida “dona Meca”. Eurípedes foi o terceiro filho de 15 irmãos.
Os estudos foram feitos em Sacramento, no Colégio Miranda, que se instalara na cidade, sob a orientação do prof. João Darwil de Miranda e do prof. Inácio Gomes de Mello. Ali tornou-se brilhante aluno e logo foi promovido a instrutor de turmas e, finalmente, professor.
Ainda jovem, Eurípedes ajudou a fundar o Grêmio Dramático Sacramentano. Aos 21 anos lançou a 'Gazeta de Sacramento”. Aos 22 anos, com ilustres figuras da cidade, fundou, em 31 de janeiro de 1902, o “Liceu Sacramentano”, onde se tornou professor de diversas matérias, entre elas Francês e Geografia. Eurípedes atuou também na política e foi eleito vereador em 1905 e 1907.
Católico, foi membro da Irmandade de São Vicente de Paulo, mas converteu-se ao Espiritismo, após participar de diversas sessões mediúnicas na casa de seu tio Sinhô Mariano Ferreira da Cunha, em Santa Maria, onde funcionava desde agosto de 1.900, o Centro Espírita “Fé e Amor”, onde médiuns trabalhavam a serviço do povo, com passes e remédios homeopáticos, por meio de receitas, psicografia, etc. A partir de então, Eurípedes começa a sua grande obra que reflete até os dias atuais. Em 1907, fundou o Colégio Allan Kardec.
Eurípedes morreu no dia 1º de novembro, vítima da gripe espanhola, epidemia que assolou o mundo em 1918.