Edição nº 1373 - 02 Agosto 2013
As estradas rumo ao santuário de Nossa Senhora d'Abadia de Água Suja, desde o último final de semana ganharam a movimentação de peregrinos que, a pé, a cavalo ou bicicleta fazem a Rota da Fé, conforme intitulou a Polícia Rodoviária Federal e Mineira na operação desencadeada a partir do dia 29, e segue até o dia 16, assim como a caminhada que levará às estradas milhares de romeiros de todo o Triângulo/Alto Paranaíba e outras terras, até o dia da festa, 15 de agosto. Todos, com um único objetivo, agradecer graças alcançadas e pedir bênçãos.
Sacerdotes convidados concelebram missa e novena diariamente
De Sacramento, muitos peregrinos pegarão a estrada nos próximos finais de semana. Os demais devotos, a maioria, aguardam para participar da novena e missas em louvor a Nossa Senhora da Abadia, na sua 136ª festa na cidade e, a quarta, na paróquia que leva o seu patrocínio, que começam neste sábado (3) e se estendem até o dia 15, com a procissão e missa de encerramento, com terço e ofício de Nossa Senhora, às 18h20, e missa, este ano, a pedido dos festeiros, começando às 19h30.
As celebrações diárias vão contar com sacerdotes convidados da arquidiocese: os padres Fabiano Roberto, Paulo Henrique, Manuel Messias, Fábio Meira, André Camargos, Ricardo Fidelis, Edilson Silva, Otair Cruz, Rogério Consentino, Levi Fidelis e Adailton Carlos. O pároco padre Eduardo Ferreira celebra no domingo 11 e no dia da festa. Além da coroação dos festeiros no dia da festa, outras quatro coroações, no dia 6, os casais do ECC; dia 9, os alunos a EE Sinhana Borges; dia 10, os pais e, no dia 11, os jovens da paróquia.
O jovem Saul dos Santos Sebastião liderou este ano o grupo Cavaleiros de Maria que partiu nesta sexta-feira, 02, e que há vários anos se dirige até o Santuário de Na. Sra. d’Abadia, na cidade de Romaria, por ocasião de sua festa.
Cerca de 40 cavaleiros mais a comitiva de apoio, segundo Saul, que faz a peregrinação pela primeira vez a cavalo, devem chegar este ano à antiga Água Suja, para pagar suas promessas, pedir bênçãos e agradecer graças recebidas. São cavaleiros da cidade, do Desemboque, Sete Voltas e Caxambu que se juntaram para o percurso de quase 150 quilômetros. Com dois pernoites, os cavaleiros chegam a Romaria na manhã de Domingo. O tradicional almoço da festa será neste domingo, (4) às 11h30, na tenda da festa.