Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Cereanos celebram São Francisco

Edição nº 1383 - 11 Outubro 2013

O Centro de Recuperação do Alcoolotra (Cerea) realizou, entre os dias 4 a 6 últimos, mais uma festa em louvor a São Francisco de Assis. Na abertura, terço cantado, levando a imagem da sede do Cerea até a Matriz de Nossa Senhora da Abadia, seguida de missa e quermesse. 

No sábado, 5, missa, quermesse e forró e,  no domingo,  o ponto alto foi a tradicional confraternização  entre cereanos de Sacramento e  visitantes, que chegaram de Conquista, Uberaba, Araxá, Prata e São Joaquim da Barra. À tarde, missa e procissão de encerramento.

O presidente Olício Inácio (Zezeu), avaliando a festa, fala da satisfação pela participação e apoios recebidos. “Anualmente, temos a felicidade de fazer essa festa que é esperada com ansiedade por todos, porque é um momento de encontro e de confraternização. Recebemos visitantes, amigos, famílias inteiras que nos prestigiam. Foram todos recebidos com almoço, numa tarde muito gostosa, não faltando a boa música e um forró”, destaca o presidente, agradecendo o apoio e ajuda de muitas pessoas. 

“-Graças a Deus tivemos ajuda de muitas pessoas. Sacramento é uma cidade pequena, mas cheia de pessoas caridosas. Temos durante o ano muitas festas, mas mesmo assim, houve muita ajuda, mais uma vez tivemos nosso pedido atendido, doações não faltaram, o povo correspondeu. Digo que o lado  ruim da festa é pedir alguma coisa, mas graças a Deus fomos bem recebidos onde estivemos”, agradeceu.

A festa une ainda mais os cereanos
O presidente Nacional dos Cereas, Adão Alves da Silva, da cidade do Prata, parabenizando o Cerea de Sacramento, destaca a importância da festa para a união dos cereanos. “Viajamos muito e por onde passamos sentimos a beleza que é o Cerea e que as pessoas estão mudando a visão em relação à entidade. Mas aqui em Sacramento é diferente, vejo com muita alegria que comemora essa data histórica, que é o dia de São Francisco de Assis, nosso patrono nacional. A festa une ainda mais os cereanos e a cada ano que passa vemos uma festa maior. E este  exemplo de Sacramento nós levamos para a outras cidades”. 
Adão, que tomou posse como presidente Nacional dos Cereas no mês de março na cidade de Itumbiara (GO), admite que sua responsabilidade aumentou, visto que tem que visitar  Cereas em Minas Gerais, Goiás, Paraná, São Paulo e Mato Grosso.
“- Estamos percorrendo os Cereas procurando fazer uma federação mais forte, não esquecendo que a matéria-prima do Cerea é o alcoólatra, o bêbado. O Cerea existe porque há pessoas envolvidas com o vício do álcool. Não podemos nunca nos esquecer disso, estamos  em constante recuperação”, explica, ao lado da esposa Abadia Conceição Andrade Alves, a primeira mulher, presidente da Federação Mineira do Cerea.  
Adão é vigilante do Banco do Brasil, há 43 anos, embora já esteja aposentado e,  Abadia, do lar. São casados há 40 anos, pais de dois filhos , que lhes deram quatro netos.  
As reuniões do Cerea acontecem às quintas-feiras,  das 20h às 21h, na sede da entidade, na rua Professor Germano, nº 2. “Nossa casa está sempre com as portas abertas para todos os que têm problemas com o álcool e todas as famílias”.