Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Área foi doada para construção da Ermida de Na. Sra. Aparecida

Edição nº 1385 - 25 Outubro 2013

Uma casa do antigo conjunto arquitetônico da Estação do Cipó foi doada para a construção da Ermida de Na. Sra. Aparecida. A empresa Rio Grande Empreendimentos Ltda, através da senhora Maria da Glória Afonso de Toledo fez a doação de uma área de 2.556,49 m², do lote 11, da quadra B, do Loteamento Vale do Cipó para a Paroquia de Na.Sra. do Santíssimo Sacramento,  para a edificação  da Capela dedicada a Nossa  Senhora da Conceição Aparecida.
Assinaram o documento em outrubro de 2011, pela Paróquia, Mons. Valmir Aparecido Ribeiro; pela Prefeitura, o prefeito Wesley De Santi  de Melo e pela empresa, a doadora, Maria da Glória Afonso de Toledo e testemunhas, Wagner Montanher e Amir Salomão Jacob.
Conforme a clausula 2º do registro, fornecida pelo historiador Amir,  que pediu e ganhou a área, “a doação à donatária, a título gratuito, mas com a finalidade específica de usá-la para a edificação da Capela  capela dedicada a Nossa Senhora da Conceição Aparecida, para nela abrigar a imagem doada pelo Santuário Nacional de Aparecida à cidade de Sacramento no dia 28 de agosto de 2009 em comemoração aos 190 anos de fundação da cidade de Sacramento. (...)  Assegura-se, no entanto, a finalidade específica da doação e caso, no prazo de cinco anos desta, não se tenha efetivado o templo pretendido, por descuido da donatária, transfere-se o imóvel à Prefeitura Municipal de Sacramento para uso de espaço cultural”.
De acordo com o historiador Amir Salomão Jacob, ex-secretário de Cultura e Turismo do município, autor do projeto da festa de Nossa Senhora Aparecida, com a procissão fluvial no dia 12, foi batalhador incansável para a aquisição da área para a construção da ermida. Amir informa que a área está avaliada em R$ 300 mil reais. “Foi um pedido altamente ousado por se tratar de uma área nobre, mas quando disse que era para Nossa Senhora Aparecida, dona Glória levou ao conhecimento da família que assim o consentiu”, explica.
De acordo com o ex-secretário, na época ele recebeu uma carta de Da. Glória dando boas-vindas à santinha. “Tão logo foi feita a doação, recebi de Da. Glória um buquê de rosas para ser colocado junto à imagem de Nossa Senhora Aparecida e veio junto uma carta, escrita de punho por ela, destinada a Nossa Senhora Aparecida, dando-lhe boas-vindas e dizendo da alegria que ela sentia em ver a Santíssima Virgem Aparecida fixando morada nas terras que pertenciam a sua família”. 
Diz mais Salomão que considerou a carta como um documento a completar a doação, tanto que “ao sair da prefeitura, guardei a carta dentro da berlinda, junto da imagem de Nossa Senhora. Vi ali segurança para a guardar, não imaginava que a imagem fosse ser retirada dali algum dia. Não imaginava alguém mexendo naquela peça. A carta de Da. Glória ficou lá e espero que tenha permanecido  lá, tão belo e singular documento...”
 No dia 12 de outubro, no final da missa de Nossa Aparecida, na estação do Cipó, o prefeito Bruno Cordeiro se comprometeu a construir até o próximo ano a capela para Nossa Senhora Aparecida, no local. Já a imagem da santa, o prefeito a tirou do Museu da cidade e a transferiu pra a Matriz de Na. Sra. da Abadia, aguardando o seu destino final, a Capela de Na. Sra. daConceição Aparecida do Cipó.