Nesta terça-feira (16) o Santuário Nacional de Aparecida comemorou uma data especial: os 83 anos da proclamação de Nossa Senhora Aparecida como Padroeira do Brasil.
A proclamação de Nossa Senhora da Conceição Aparecida como Rainha e Padroeira do Brasil aconteceu em 1930, pelo Papa Pio XI. Até então, São Pedro de Alcântara era o padroeiro por causa da família real”. O Papa Pio XI assinou o decreto no dia 16 de julho de 1929, após a realização do Congresso Mariano e proclamou oficialmente a escolha da padroeira dos brasileiros no dia 31 de maio do ano seguinte no Rio de Janeiro, então capital federal.
A imagem original de Nossa Senhora Aparecida atualmente está no Santuário Nacional - Basílica de Nossa Senhora Aparecida, e já recebeu a visita de dois papas: João Paulo II, em 1980; Bento XVI, em maio de 2007, quando veio abrir a V Conferência geral do CELAM e agora receberá a visita papa Francisco, no próximo dia 24, quando ele celebrará a Missa às 9h, no Santuário Nacional, com transmissão para todo o Brasil.