Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Seis mil devotos participam de romaria ao Divino

Edição n° 1315 - 22 Junho 2012

A chegada do Divino Pai Eterno à cidade na tarde do dia 14, como sempre foi uma grande festa de fé, que teve como diferencial a visita do missionário redendorista, Pe. Robson de Oliveira, reitor do Santuário do Divino Pai Eterno em Trindade (GO).

Após a missa da acolhida do ícone sagrado, Pe. Robson deixou a cidade, mas aqui permaneceu até o sábado, à noite, a imagem milagrosa que leva milhões de peregrinos, anualmente, a Trindade, aos cuidados de Pe. Anemésio e irmão José, dos sacerdotes das paróquias de Nossa Senhora do Patrocínio do Ssmo. Sacramento e Nossa Senhora D´Abadia e dos festeiros.

Na sexta-feira, a partir das 8h visita da imagem à APAE, Educandário do SSmo. Redentor (Seminário), doentes, Lar São Vicentede Paulo, Santa Casa e Cadeia Pública. A partir das 16h,a imagem permaneceu na matriz de Nossa Senhora D´Abadia, até a missa celebrada às 19h, com  a unção dos enfermos e bênção do Ssmo. Sacramento.

No sábado, 16, a tradicional caminhada dos devotos até o sítio de JuvencioBizinoto, a partir das 5h, seguida da romaria dos ciclistas e cavalgada. Às 9h30, missa campal com a participação de milhares de devotos. Á noite, missa da despedida às 19h e procissão luminosa de encerramento.

 

A alegria em realizar mais uma festa

Para Maurílio Juvêncio Bizinoto, em nome da família Bizinoto e de todos os festeiros,foi uma alegria imensa a realização de mais uma festa. Agradecendo a presença dos missionários, dos padres da paróquia, dos festeiros e da Prefeitura pelo apoio na infraestrutura, Maurílio lembrou especialmente dos romeiros devotos, razão principal da festa.

“- Ficamos muito felizes e emocionados pela fé e devoção que os devotos demonstram. E nós temos procurado fazer melhorias para receber as pessoas que vêm de carro e a pé. Por isso, mudamos a estrada na entrada e vimos fazendo melhorias na área da capela pra melhor acolher todos”, disse agradecendo também todas as doações recebidas em gêneros alimentícios e de voluntários. “somos muito agradecidos”, reconheceu.

O prefeito Wesley de Santi de Melo, que anualmente participa da festa, declarou a sua alegria ao participar da festa. “A cada ano é uma emoção participar dessa missa aqui junto a Capelinha do Divino Pai Eterno. Particularmente, aproveito o momento para agradecer e pedir proteção, isso desde o primeiro encontro. Peço saúde e agradeço pelas inúmeras graças recebidas, todos os dias. O fato de termos vida é uma grande graça que recebemos diariamente. E,cada vez mais a gente fica emocionado por ver a fé do povo. A fé do nosso povo é muito grande. É uma festa muito bonita que já virou tradição”, afirmou.

Questionado sobre o que pediria para a cidade que administra, naquele momento, disse: “Muita saúde para o nosso povo e, sobretudo que nos seus corações, busquem a compreensão para as dificuldades, porque passa o mundo e que agradeçam porque nós vivemos num lugar abençoado e tranquilo”.

 

Romeiros fazem agradecimentos e pedidos

Mais de 1.200 romeiros a pé, entre homens, mulheres, jovens e até crianças percorreram os mais de 20 km de estrada até a capela. E lá, felizes e abençoados, se juntaram a outros milhares para agradecer as graças alcançadas e fazer seus pedidos.

O ET conversou com alguns devotos como a Cristiane, Eduarda e Eliana, que pela quarta vez fazem a caminhada. “Vimos pela fé, enquanto pudermos fazer essa caminhada viremos”.
Gilliard e Lorena saíram às 6h e fizeram a caminhada em tempo recorde, chegando às 9h. “Vimos pela primeira vez e pediremos paz para a nossa cidade e para todos os que precisam”. 
Jennifer, 12, Monalisa, 13 e Lorena, 13, aventuraram-se pela primeira vez na caminhada, afirmando: “Com fé no Divino Pai Eterno, chegamos, um pouco cansadas, mas chegamos. Vem pedir pra Ele ajudar a tirar meu pai da cama. Ele sofre acidente e está acamado”, diz Jennifer. E Lorena emenda: “Vou agradecer pela vida que tenho”. 

Flávio Nunes, o filho Gustavo e os amigos Rafael e Luan, romeiros do Cafundó, há quatro anos faziam a caminhada a pé e este ano vieram a cavalo. “Meu filho tem problema de visão e no pé do Cristo fiz uma promessa. E, de agora pra frente, viremos a cavalo”, afirma e o filho Gustavo, 11, garante que a visão melhorou e muito. “Já sou acostumado a andar a cavalo por isso me dei bem e vou voltar com meu pai todos os anos”, prometeu.

O grupo de amigos, Cristiano, Dalila, Luciana Eliene e Elaine, prepararam até camiseta para ir ao encontro  para agradecer graças alcançadas.

 

Para enfermeiro, falta preparo para a caminhada de 25 km

Destaque para o apoio dado pelos enfermeiros e duas ambulâncias que acompanharam desde a madrugada a caminhada, permanecendo na fazenda até o fim das festividades. Apenas um acidente sem gravidade foi registrado, o atropelamento de uma senhora por um ciclista. No momento da entrevista com Mário Antonio Martins, um romeiro acabara de ser atendido. “Hipertenso, antese durante a caminhada, ele não  tomou  o medicamento de costume, só que ao chegar aqui ele tomou o remédio e a pressão baixou demais. Fizemos os procedimentos emergenciais aqui e ele foi encaminhado para o pronto socorro, na cidade”, informou.

Para Mário Antônio é preciso que haja uma orientação sobre os cuidados para a caminhada. “Muitas pessoas vêm sem orientação nenhuma, são 25 km de caminhada, por isso precisa haver uma orientação de como caminhar, quem pode e quem não pode caminhar essa distância. E até mesmo os cuidados a serem tomados ao chegar aqui, isto é, prevenir. As pessoas que caminham são bem assessoradas na hidratação, alimentação, mas sob outros aspectos não há orientações”, advertiu.

Fica aí registrado o alerta e, uma sugestão para os professores de educação física, membros de academias, personaltrainers e outros profissionais da área a unirem o útil ao agradável, fazerem a caminhada ou pedalada e atuarem como voluntários nessa caminhada anual.