Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

São Braz ganha nova capela

Edição n° 1331 - 12 Outubro 2012

A Igrejinha que servia a comunidade São Braz, formada pelos residenciais, José Sebastião de Almeida (Cohab) e José Luiz da Matta (Bocão) e adjacências já  não comportava mais os fieis. Dali, foram para um antigo barracão de festas, mais amplo, mas que também se tornou pequeno para abrigar a comunidade católica do bairro. Para solucionar o problema, o pároco Pe. Eduardo Ferreira decidiu, com aprovação do Conselho Paroquial, dar prioridade à construção de uma nova Igreja de São Braz, que começa a ser erguida. 

É um velho sonho concretizado, dessa comunidade muito ativa, que iniciou suas atividades nos idos dos anos 80, realizando a primeira festa em 1984, no Salão São Clemente, para levantar fundos para dar início à capela que, com o passar do tempo, ficou pequena. 

A obra foi entregue à empresa de Frutal (MG), que tem como engenheiro responsável, Daniel Satil, com larga experiência na construção de templos. 

“É uma empresa que já construiu igrejas em vários lugares. O projeto, de autoria da arquiteta, Ioney Dutra tem características modernas ligadas ao bispo São Braz”, adiantou o pároco, dizendo-se feliz por realizar um antigo sonho da comunidade. 

A nova igreja será construída no espaço onde hoje se encontra o salão de festas, que foi demolido. Terá a mesma largura, porém vai aumentar no comprimento, podendo abrigar um número bem maior de fieis. “A atual capelinha será transformada em sala de catequese e o espaço para as festas será construído ao lado da capela. Ficará uma obra bonita como a comunidade merece. A população do bairro está muito empenhada nessa construção”, confirma Pe. Eduardo.

A obra está orçada em R$ 211 mil e os recursos, conforme explica Padre Eduardo, virão do lucro das festas das outras comunidades da paróquia e de doações. “Estamos aplicando, conforme decisão do Conselho, 80% do resultado financeiro de todas as festas realizadas este ano nas diversas comunidades para dar essa arrancada inicial. Não vamos dar conta de construir de uma vez, vamos fazer o que conseguirmos a ponto de deixá-la em condições para as celebrações”, informa. 

De acordo com o pároco, a cidade está também colaborando com a construção. “Tivemos doações de cascalho, areia, parte do cimento e temos promessas de material por parte de muitas pessoas e, vamos fazer campanhas através da rádio, na igreja, assim acredito que vamos avançar bem a obra”, afirma.  

As pessoas isnteressadas em fazer doações podem entrar em contato com Pe. Eduardo ou com o Escritório Paroquial na rua Tia Joana, ao lado da Igreja d'Abadia, Telefone: 3351-2904

Projeto liga igreja à imagem de São Braz
De acordo com a arquiteta Ioney Dutra, as paredes terão aelevação do pé direito para seis metros, dotadas de  janelas laterais, com uma parte fixa de vitrais acima da parte móvel.  Na entrada da capela haverá um átrio  ou varanda externa, que fará ligação com a praça em frente e com os banheiros adaptados para portadores de necessidades especiais. 
A fachada da frente terá uma grande cruz com um báculo, numa alusão à figura do bispo que aparece em imagens e estampas. A cruz será o marco do bairro,  pois ficará com 20 metros de altura e será ladeada por quatro vitrais em tamanhos decrescentes em formatos que lembram a mitra do bispo São Braz. Tanto a cruz como a estrutura dos vitrais serão de metal, para dar leveza às estruturas. Haverá ainda dois elementos de alvenaria (paredes) com aberturas que acomodarão os dois sinos com sons diferentes.
No  espaço externo, um pátio pavimentado e descoberto para a realização de festa e um pavilhão anexo à atual capela, onde serão  instalados cozinha, banheiros, etc.
No presbitério haverá um nicho para a imagem de São Braz. Na sacristia, um lavabo e uma pia e , como o pé direito vai ficar alto, será construído  um segundo pavimento sobre a sacristia, espaço que será  utilizado para depósito.

Comunidade de São Braz nasceu de uma promessa 
Na história levantada pelos paroquianos, Carlos Sebastião André, Lourdes Límido, Maria Imaculada, dentre outros, por ocasião da criação da Paróquia de Na. Sra. da Abadia, que administra os residenciais, a comunidade São Braz nasceu fruto de uma promessa do casal, Arnaldo e Glaúcia Bizinoto.
“- Arnaldo e Gláucia tinham um voto a cumprir:construir uma Igreja em honra a São Braz por  uma graça alcançada em razão de uma doença chamada Crupe (doença provocada por infecção e inchaço das vias respiratórias, causando dificuldade respiratória) que seu filho teve. 
De acordo com o casal, os médicos já haviam desenganado o filho, dizendo que não tinham mais nada a fazer a não ser interceder a Deus. Os pais, então,com muita fé e oração juntamente com toda família, intercederam a São Braz pela sua cura,  a qual veio de imediato, salvando sua vida”, contam no primeiro número do jornal Lúmen, da paróquia.
No início,a intenção do casal era construir a capela em sua fazenda, mas conversando com o então pároco, o missionário redentorista Pe. Luiz Rogério Carrilho Cruz, receberam o convite para construir a Igreja na própria comunidade. “Pe. Carrilho nos disse que havia ganhado um terreno do Dr. Luiz Rodrigues, no bairro da Cohab para construir uma Igreja. Assim, em comum acordo com o pároco, decidimos construir a capela de São Braz na Cohab. E logo começamos a trabalhar. Em 1984, realizamos a primeira festa em louvor a São Brás,  no barracão São Clemente,  para dar início às arrecadações e começar a construir a Igreja”, recordou o casal na entrevista ao Lúmen.