Cerca de 60 sacramentanos participaram entre os dias 25 a 27 de maio, da primeira Romaria ao túmulo do missionário redentorista, o sacramentano Pe. Antonio Borges de Souza, em Trindade (GO), que completou no último domingo, 3, o primeiro ano de falecimento.
Em Trindade, além das atividades rotineiras de romeiros, uma missa especial, celebrada por Pe. Wenderson, na Igreja Pe. Pelágio, construída por Pe. Antonio e onde seu corpo repousa. Presentes à celebração, além dos romeiros e outros que visitavam a cidade, amigos e conhecidos do missionário, que construiu em Sacramento, o Seminário do Santíssimo Redentor, como o Prefeito Wesley De Santi de Melo e 'Padre' Gil Barreto Ribeiro.
Destaque para a participação dos romeiros sacramentanos na missa concelebrada pela passagem dos símbolos mundiais da Juventude, por Trindade. “Por coincidência, o dia da chegada da Romaria à Trindade, era a data da chegada dos Símbolos Mundiais da Juventude - A Cruz, abençoada pelo Papa João Paulo II, em 1984 e o ícone de Nossa Senhora que percorrem as dioceses do mundo todo. Muitos sacramentanos se misturaram com os jovens que foram de Goiânia a pé levando os símbolos. Muitos sacramentanos tocaram nesses símbolos. À noite, participamos da missa campal, ao lado da Basílica Santuário, presidida por Pe. Robson de Oliveira. Uma multidão foi louvada com os símbolos e, ao final, Pe. Robson, em referências às caravanas do Brasil todo, citou Sacramento”, contou Munir Salomão Jacob, coordenador da I Romaria ao Túmulo de Pe. Antônio.
“Tivemos o privilégio de conhecer as obras, o apostolado e a humildade desse Servo de Deus”
Falando em nome dos romeiros e de Sacramento, Munir Jacob disse que a romaria sacramentana visitava o Santuário com dois objetivos: “Para pedir ao Divino Pai Eterno graças e bênçãos e, ao mesmo tempo, para reverenciar a alma do estimado e queridíssimo Pe. Antônio Borges de Souza. Nosso conterrâneo”.
Recordando o apostolado do missionário sacramentano, afirmou Munir que teve o privilégio de conhecer suas obras.
“- Nós testemunhamos que ele era um homem bom, uma pessoa pura, um homem virtuoso e muito abençoado nos seus afazeres, assim podemos afirmar que conhecemos e convivemos com um santo. E hoje ao prestar essa humilde homenagem á memória de Pe. Antônio no seu primeiro ano de ausência da terra, mas de um ano de presença no céu, queremos mostrar como é grande o nosso amor, nosso respeito e principalmente o nosso orgulho de tê-lo como conterrâneo, filho da terra do Santíssimo Sacramento”, disse.
Acompanhando os romeiros, a partir de Goiânia onde reside, 'Padre' Gil falou da satisfação de estar presente naquela missa, lembrando sua chegada à cidade, na década de 60, quando teve o prazer de conhecer o Padre Antônio, citando sua humildade, sua caridade, seu espírito empreendedor.
Contou de um desafio que lhe foi imposto por Pe. Antônio, numa festa em Pedrinópolis, quando o fez montar um cavalo num desfile. “Coisa que eu nunca tinha feito”, disse arrancando risos dos presentes.
E, segundo ainda Munir, Gil Barreto elogiou a faixa exposta no altar: “Sacramento ama o Divino Pai Eterno e reza pela beatificação de Pe. Antônio”. Nesse momento, 'Padre' Gil disse não ter dúvidas da santidade de Pe Antônio e que Sacramento deve se orgulhar muito de ter sido berço de dois santos: Pe. Víctor e Pe Antônio e outros mais anônimos. Por fim, lembrou também o ex-vigário, Mons. Saul Amaral, como amigo e companheiro.
O prefeito Wesley manifestou a sua satisfação em participar daquele ato. “Jamais deixaria de estar presente a essa missa de celebração de um ano de falecimento de nosso querido Pe. Antonio. Estive em suas exéquias e pude verificar o carinho que o povo de Trindade também dispensava a ele”, afirmou.
Revelou também o prefeito Wesley que várias vezes esteve também naquele santuário em companhia do secretário de Cultura, Amir Salomão Jacób, à procura de Pe. Antônio e suas bênçãos.
Encerrando, destacou o carinho do missionário para com o povo e a cidade de Sacramento, onde construiu um belo Seminário, e enalteceu a iniciativa dos organizadores e a presença dos romeiros de Sacramento em Trindade.