Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Romeiros realizam I Romaria ao Túmulo de Pe. Antônio

Edição n° 1306 - 20 Abril 2012

 

 

Um grupo de peregrinos sairá em romaria para Trindade no dia 25 de maio, oportunidade e que visitarão o Santuário Basílica do Divino Pai Eterno e o túmulo do sacramentano, Pe. Antônio Borges de Souza, onde será celebrada uma missa. Padre Antônio morreu no dia 4 de Junho do ano passado e foi enterrado dentro da Igreja do Santíssimo Redentor, conhecida como Igreja Padre Pelágio, construída por ele naquela cidade. 

Conforme justificativa do idealizador da Romaria, Munir Salomão Jacob (foto), “o túmulo de Pe. Antônio, desde sua morte, tem se tornado ponto referencial de visitação para muitos romeiros que demandam a Trindade e esta romaria de Sacramento será a primeira organizada com esse fim específico”, explica, acrescentando informações de como nasceu a ideia. “Eu e meu parceiro Bruno, organizamos uma romaria para Tambaú o ano passado. Nessa viagem, alguns romeiros pediram que nós organizássemos uma também para Trindade. Sabendo que por ocasião do falecimento do nosso conterrâneo padre Antônio, grande parte da comunidade sacramentana não teve a oportunidade de estar ao seu funeral, fomos a Trindade com o intuito de adequar a Romaria à data de um ano de seu falecimento (4 Junho), mas infelizmente, devido à disponibilidade de hospedagem em hotéis tivemos que colocar a romaria uma semana antes”, destaca.

Segundo Munir, a receptividade na capital da fé goiana foi excelente, uma vez que o Pe. Antônio sempre foi muito amado e querido naquela cidade e em outras mais de Goiás onde trabalhou. “Estive com a Sra. Deuzalina, que trabalhou com Pe. Antônio também nas cidades de Rubiataba e Aruanã e ela gentilmente levou-nos á Igreja de Pe. Pelágio onde se encontra o seu túmulo e ali ficamos conhecendo o pároco Pe. Wenderson, com quem acertamos a celebração de uma missa especialmente para os romeiros de Sacramento”, informa. 

Lembra o romeiro que Dona Deuzalina lhe disse que Pe. Antônio nunca se esquecia de sua terra e de seu povo. “Disse-me ainda que no dia do acidente, quando caiu nas escadarias da Igreja, ela o havia buscado no aeroporto e que no caminho comentava de Sacramento e de sua irmã Iralva que ele deixara enferma”, completa Munir, que está eufórico com esta primeira romaria e tem grandes expectativas.