Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Pe. Antônio recebe a primeira comenda

Edição n° 1312 - 01 Junho 2012

O missionário redentorista  Pe. Antônio Borges de Souza foi o primeiro homenageado com a Medalha da Ordem de Na. Sra. do Patrocínio do Santíssimo Sacramento, conforme a lei 173, sancionada pelo ex-prefeito José Alberto Bernardes Borges, em 12 de outubro de 1980. 

Segundo o ex-prefeito, havia no seu governo uma comissão responsável pela escolha das pessoas que haviam realizado na cidade relevantes serviços e que fossem dignas do recebimento da honraria. “Para a outorga dessa primeira Medalha, a comissão ficou em dúvida entre dois nomes, Pe. Victor Coelho de Almeida e Pe. Antônio Borges de Souza. Ambos merecedores da honraria, mas ponderei com a comissão e os membros acataram, minhas considerações. Aleguei o fato de Pe. Antônio ter mais raízes de permanência com a terra, suas pegadas estavam registradas no coração do povo com a construção do Seminário, e por estar mais conosco. E ele foi escolhido. Pe. Antônio recebeu a comenda no dia 31 de maio de 1982”, recordou. 

Outros dois fatos marcantes aconteceram naquela manhã de 31 de maio, diante do Monumento ao fundador da cidade. Com autorização das autoridades eclesiásticas, os chefes dos poderes Executivo e Legislativo trasladaram os restos mortais de Cônego Hermógenes Cassimiro de Araújo Brunswick, fundador da cidade, para o Monumento construído ao lado da Matriz, no mesmo local onde, em 1812, ele ergueu um Cruzeiro que deu origem à cidade.

Ao celebrar os 30 anos desse traslado, no dia 22 de maio último, na abertura da Festa da Padroeira, o ex-prefeito José Alberto, prestou comovente homenagem ao fundador,Cgo. Hermógenes, quando convidou os representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário para depositarem em seu túmulo uma coroa de flores, sob os acordes do Hino da Comunidade, executado pela banda Lira do Borá. 

 

Imagem é doada ao Museu da cidade

 

O terceiro fato ocorrido na Festa de 1982 foi a consagração do município de Sacramento ao Coração Imaculado de Maria, feita pelo prefeito da época, José Alberto Bernardes Borges, que mais tarde a doou ao museu da cidade. “Fiz em nome do povo essa consagração diante da imagem histórica de Nossa Senhora, colocada sobre a cadeira que servia os poderes constituídos da cidade”´, recorda o ex-prefeito, informando que a imagem pertencia à sua família, como doação doentão vigário, Pe. Gil Barreto Ribeiro, quando procedeu a reforma da Matriz, em 1972. “Quando inauguramos o Museu Corália Venites Maluf, por entender que a imagem pertencia ao povo da cidade, nós a doamos ao museu, tornando-se a primeira peça ali colocada”, informou.