Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Paróquia D’Abadia realiza I Cerco de Jericó

Edição n° 1316 - 29 Junho 2012

A paróquia de Nossa Senhora D´Abadia realiza entre os dias 8 a 15 de julho, o I Cerco de Jericó, que tem como tema, “Ano da Fé” (2012 a 2013) e o lema, “Creio em Deus Pai todo poderoso”. As pregações e animação estarão a cargo dos missionários da comunidade Palavra Viva, de Curvelo, que chegam a Sacramento no domingo,8,  pela manhã e participam à noite da missa de abertura na matriz de Nossa Senhora D'  Abadia, a única missa celebrada na paróquia neste dia. 

No decorrer da semana, todos os dias, de 9 a 15,às 8 e às 18h, ofício da Imaculada Conceição; ás 9 e às 14h, evangelização das crianças; 15h, Terço da Misericórdia e às 21h30, noites de louvor (exceto no dia 15, data do encerramento). Adoração ao Santíssimo Sacramento 24 horas (exceto no dia 15) e,de segunda a sábado (dias 9 a 14), missa festiva às 19h30, na matriz, com a participação das comunidades São Brás, Divino Espírito Santo, São Miguel, São Geraldo e Matriz  e todos os fiéis participantes do Cerco.  No domingo, 15, a missa de encerramento será às 19h.  

Ao longo dos dias, os missionários visitarão os enfermos nas comunidades urbanas da paróquia, além de evangelização nas comunidades e matriz e também na Escola Sinhana Borges, Pré-Escola Sílvia Vieira, com casais e jovens. 

O Cerco de Jericó é um momento forte de oração, uma campanha de sete dias e sete noites de oração diante de Jesus presente no Santíssimo Sacramento. Sua inspiração mais remota encontra-se no capitulo 6 do livro de Josué. O texto sagrado nos conta que antes de chegar à terra prometida, o povo de Israel se viu diante das grandes muralhas de Jericó que o impediam de prosseguir a caminhada. Obedecendo a voz de Deus, Josué, sucessor de Moisés e líder do povo, convidou os Israelitas a orarem durante sete dias e sete noites rodeando as muralhas de Jericó, tendo a frente a Arca da Aliança, sinal da presença de Deus que caminha com seu povo. Josué e os Israelitas acreditaram na promessa divina de que no sétimo dia, durante a sétima volta, as muralhas cairiam e eles alcançariam a vitória, coisa que de fato aconteceu, porque o Senhor é fiel e cumpre suas promessas.  

A prática atual nasceu na Polônia e consiste na oração incessante durante sete dias e seis noites, diante do Santíssimo Sacramento exposto.Nos dias atuais, os católicos colocam-sediante de Jesus presente no Santíssimo Sacramento e confiantes no poder da oração, pedem que Ele derrube as muralhas das drogas, da violência, da maledicência, da falta de respeito, e tantas outras que assolam a sociedade e  que impedem a vivência de uma vida mais santa e feliz.