Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Pároco, Padre Valmir, recebe título de Monsenhor

Edição n° 1299 - 02 Março 2012

 

O pároco da Paróquia de Na. Sra. do Patrocínio do Santíssimo Sacramento, Pe. Valmir Aparecido Ribeiro, viveu momentos de alegria e emoção pela investidura pública do título de Monsenhor, nesta quinta-feira, 1º,  dia de São Bento, em  celebração presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Aloísio Roque Oppermann, concelebrada por Dom Antônio Beneventes, bispo de Jacarezinho  e dom Jose Alberto Moura, bispo de Montes Claros.

Participaram da concelebração cerca de 40 padres da dioceses de Uberaba e diáconos, seminaristas; Monjas Beneditinas, do Mosteiro Nossa Senhora Da Gloria; leigas consagradas  do Instituto Secular Fraternidade São Jose, de Uberaba;  religiosas  da Congregação das Irmãs  Discípulas de Jesus Eucarístico, da cidade de Araxá; as religiosas da Congregação de São José de Cluny; Mensageiras do Amor Divino e as irmãs franciscanas da Congregação de Nossa Senhora do Amparo, de Sacramento. Presentes também o prefeito Wesley De Santi Vieira, vereador José Carlos Basso De Santi Vieira, representando o presidente da Câmara, José Maria Sobrinho; vereadores, vice-prefeito Pedro Teodoro Rodrigues, secretários de governo; promotor José do Egito de Castro Souza; delegado Cesar Felipe Colombari; prefeita da cidade de Delta, Lauzita Rezende da Silva, Ivone Regina Silva, representando a OAB/MG e a 116ª Subseção de Sacramento, o ex-prefeito José Alberto Bernardes Borges, além de um grande número de fieis, paroquianos, familiares e amigos de Uberaba, Prata, Alfenas, sua cidade natal e de Sacramento. 

 

 

‘‘Amai-vos uns aos outros..’’ - O jeito de viver a vida sacerdotal 

 

O celebrante, Dom Roque, na homilia, enfocando o Evangelho de João (15,9-17), frisou a mensagem do maior dos mandamentos da Lei de Deus. “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei', este é realmente o jeito   de viver a vida sacerdotal. Nesta sua caminhada pedimos a Ele que Pe. Valmir cresça e que seu amor seja sempre mais para Deus e seu rebanho”, ressalto, seguindo-se à leitura dos documentos que conferem a Pe. Valmir o título honorifico de Monsenhor,  passando em seguida  ao rito de investidura, profissão de fé e recebimento das vestes e anel, oferecidos pelos amigos uberabenses.  
O título honorifico de Monsenhor é dado pelo papa aos padres que se destacam por relevantes serviços prestados à Igreja e ao povo de Deus em suas dioceses. A homenagem foi outorgada em 29 de outubro, a pedido do arcebispo Dom Roque ao papa Bento XVI. 
Natural de Alfenas, foi ordenado sacerdote em 26 de agosto de 1989, padre Valmir nesses 22 anos de sacerdócio passou por apenas três paróquias: Nossa Senhora do Carmo – Prata; Santa Teresinha – Uberaba e desde fevereiro de 2009, dirige a Paróquia de Nossa Senhora do Patrocínio do Santíssimo Sacramento. Também nesse período foi ecônomo da Cúria Metropolitana e, atualmente é representante do Conselho de Presbítero e coordenador da Pastoral Presbiteral.
No final da celebração, Monsenhor Valmir agradeceu primeiramente  a Deus pela vida e vocação, aos pais Benedita e Vitor e, nominalmente agradeceu a cada um que, de alguma forma, contribuiu para a realização do momento celebrativo da investidura pública, e a todos os fieis e amigos. 
Ainda na matriz de Nossa Senhora do Ssmo. Sacramento, Monsenhor Valmir recebeu o carinho e reconhecimento do prefeito Wesley De Santi de Melo; da Câmara Municipal, na pessoa do vereador José Carlos Basso De Santi Vieira; da OAB, através da advogada Ivone Regina Silva e dos seminaristas do Seminário São José,  em Uberaba, e de representantes do clero diocesano. 
No Pacheco´s Buffet, onde realizou-se a confraternização, Monsenhor Valmir recebeu a homenagem (conjunta) das pastorais da Paróquia, e presentes de amigos.