Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Missa marca despedida de freis e chegada das irmãs

Edição n° 1297 - 17 Fevereiro 2012

Uma missa em ação de graças, às 17h da quinta-feira, 9,  na capela do Educandário do Santíssimo Redentor, celebrada pelo missionário redentorista, Pe. Jadir Teixeira da Silva, marcou a despedida dos freis da Fraternidade de São Francisco de Assis na Providência de Deus, após oito anos dirigindo a instituição. A celebração marcou também a chegada das irmãs Mensageiras do Amor Divino, Vera Alice dos Santos, Helena Rodrigues Matos e Keli Celina Maguelniski, que passam a dirigir o Centro de Assistência Social Educandário do Santíssimo Redentor. 

Presentes à celebração, oblatos redentoristas, funcionários da casa, religiosas da Congregação Nossa Senhora do Amparo, amigos dos redentoristas e dos freis Pedro Caetano dos Santos, Ângelo Barbosa, Silvestre Gomes e Cyrilo da Silva Neves, que fizeram sua despedida.

O celebrante, Pe.Jadir Teixeira Silva, Diretor da Pastoral de Assistência Social da Província Redentorista de São Paulo, ressaltou os trabalhos dos freis, a profícua parceria entre as duas congregações e deu as boas-vindas às novas dirigentes do Educandário. 

No final da celebração, sob aplausos, frei Ângelo Barbosa entregou a imagem de Na. Sra. Aparecida à nova superiora, Ir. Vera Alice, marcando, simbolicamente, a entrega da casa às novas administradoras. Da capela, em procissão, a imagenzinha foi transportada para a capela da clausura das irmãs. 

Os freis franciscanos deixam a obra de assistência social no seminário e vão se dedicar à área da saúde, o carisma da Fraternidade, que dirige atualmente cerca de 15 hospitais gerais e ambulatórios em várias cidades do Estado de São Paulo, além de comunidades terapêuticas de recuperação de viciados em álcool e outras drogas.

 

Educandário do Santíssimo Redentor ganha nova direção

 

As irmãs Mensageiras do Amor Divino, Ir. Vera Alice dos Santos, Ir. Helena Rodrigues Matos e Ir. Keli Celina Maguelniski, as novas administradoras do Educandário Santíssimo Redentor chegaram à cidade na terça-feira, 7, acompanhadas pela superiora da Congregação, Ir. Maria Inês Vieira Ribeiro, e do diretor da Pastoral de Assistência Social da Província Redentorista de São Paulo, Pe. Jadir Teixeira da Silva. 

Fazendo uma avaliação dos oito anos de parceria com os franciscanos, Pe. Jadir ressaltou que foi uma parceria muito saudável. “A Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus teve um parceria muito saudável conosco e nós com eles. Foram oito anos levando em frente a dimensão da ação redentorista de assistência  social. Minha avaliação, portanto, é muito positiva, uma troca de experiências mútua. Foi um tempo de muito aprendizado e quem lucrou com isso foi a cidade, as crianças, adolescentes, as famílias, com o que hoje denominamos Centro de Assistência Social Educandário do Ssmo. Redentor. Enfim, uma experiência  muito rica em todos os sentidos,  tudo em favor da comunidade  sacramentana”, reconheceu. 

Falando sobre a entrega da Casa às irmãs,  Pe. Jadir explicou que todo o trabalho da Congregação é feito através de parcerias. “Fazer parcerias é  um apelo da Conferência dos Religiosos do Brasil e até agora, por oito anos tivemos uma parceria com a Fraternidade de São Francisco de Assis, porém eles têm um carisma na área da saúde, e nossa província de São Paulo optou pela assistência social, razão de entregarem a casa. Nós buscamos então parceria com as irmãs Mensageiras do Amor Divino, cuja espiritualidade está muito  ligada à nossa Congregação e há uma afinidade. Elas aceitaram de bom grado o convite e cá estão para continuar o trabalho iniciado, e continuar com a nossa presença em Sacramento, que nos é muito cara, significa muito para nós. Por mais que não deixemos transparecer, Sacramento significa muito na nossa história”, salientou Pe. Jadir, lembrando os missionários redentoristas sacramentanos,  Pe. Vitor Coelho de Almeida e Pe. Antônio Borges, de saudosas memórias.

 

CIJU não recebe mais recursos dos Redentoristas

 

Até o ano passado, a Casa Infanto Juvenil  São Vicente de Paulo – Ciju, recebia, mensalmente, repasses de verbas da Congregação Redentorista, mas no final do  ano passado, a direção foi comunicada do corte da verba.

“- Com o tempo, a ação  de assistência social da congregação foi se definindo e, hoje estamos com esses centros de assistência social, um deles, o Centro de Assistência Social São Geraldo, na cidade de Potin, vizinha a Aparecida, em fase final de construção e que absorvendo muitos recursos”, justificou.

Segundo Pe. Jadir Teixeira, a nova casa de Potim, foi um investimento grande e o será também na manutenção, porque ela atenderá entre 300 a 500 pessoas por dia. Por isso, algumas parcerias financeiras menores, que tínhamos, foram cortadas, até com dor no coração, mas foi preciso. Mas temos que ressaltar que foi também uma grande experiência a parceria com a Ciju, dirigida pelas irmãs de São José de Cluny, com um excelente trabalho”, elogiou, ressaltando, entretanto, que a congregação pode um dia voltar a ajudar a instituição. “Pode ser que a parceria volte, porque conhecemos o excelente trabalho que é feito lá”, afirmou. 

 

Paróquia e amigos agradecem franciscanos

 

Os freis da Fraternidade de São Francisco de Assis na Providência de Deus, através de Frei Pedro Caetano dos Santos receberam carinhosas homenagens e agradecimentos da comunidade, através do Conselho Paroquial Pastoral (CPP) e da Patoral Familiar Farol, na missa do domingo, 5, na matriz de Nossa Senhora do Patrocínio.  Na oportunidade foram dadas as boas vindas às irmãs franciscanas Coleta e Maurílía da congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora do Amparo,  que assumiram a Casa do Menor Rosa da Matta. 

“A vida nos ensinou a dizer adeus à pessoas que amamos, sem tirá-las do coração. Vamos sentir muito sua falta, frei Ângelo e frei Cyrilo e também da irmã Graça, porém alegramo-nos pela chegada de irmã Coleta e Maurília Bons momentos não esqueceremos e muito menos sua bondade em sempre abrir as portas da Casa do Menor Rosa da Matta e do Mosteiro, pois ali não havia dia nem hora para estamos e vocês muito além do empréstimo destas casas nos alegravam com suas presenças, ajuda e acima de tudo com suas orações. 

Neste momento em que outros serviços os chamam é hora de dizer obrigado, mas é muito pouco por tudo o que vivenciaram na fé para toda nossa comunidade. Então, estaremos orando por vocês. A despedida nem sempre é um adeus. Pode ser um “até logo”, mesmo que o logo ainda seja demorado”. (Mensagem lida pelo casal Arlete Manzan e Wantuil Fróis)

* Irmãs Coleta e Maurília, 

Sejam bem vindas! Cada ser humano tem a sua contribuição a dar e seus talentos direcionado para algo, focando sempre no brilho dos pontos fortes. Temos a certeza de que com disponibilidade, amor e dedicação farão desses pontos, fortes motivos para grandes realizações na Casa do Menor Rosa da Matta. 

Estamos felizes e agradecidos por estarem entre nós. Que Nossa Senhora do Patrocínio do Santíssimo Sacramento as proteja na nova caminhada. 

(Mensagem lida por Maria Helena Manzan)

 

Trabalho das irmãs está voltado para a promoção humana

 

Irmã Maria Inês Vieira Ribeiro, Superiora da Congregação das Mensageiras do Amor Divino, trouxe a Sacramento as três irmãs que vão administrar o Centro de Assistência Social Educandário Santíssimo Redentor. Para a superiora, o trabalho vai estar voltado à promoção humana.

“- Vivemos uma espiritualidade que vai brotar naturalmente no trabalho e na missão a ser realizada, visto que o nosso carisma está ligado à evangelização e promoção humana. Não temos nada nem na educação nem na saúde, nossos trabalho é promoção humana, voltada aos mais necessitados,  em todas as nossas comunidades”, explicou, salientando que pretendem dar continuidade aos projetos já encaminhados e, logicamente, implementar outros. “Encontramos uma obra em funcionamento e a congregação vem com o carisma e a boa vontade, além da disposição das três irmãs para o trabalho”, frisou. 

Irmã Vera Alice dos Santos será a Superiora da casa. Ao lado de outras duas irmãs, Helena e Keli, vai administrar o Educandário do Santíssimo Redentor, segundo ela, dentro do carisma da congregação. “Todos os projetos terão continuidade, o SOS Família, Inclusão Digital e Educação Musical, além da assistência aos menores e jovens  entre 6 a 18 anos incompletos. Nosso objetivo aqui é dar continuidade ao que já tem e poder fazer algo novo para o crescimento das crianças e adolescentes e, consequentemente para Sacramento”, disse.

Ir. Vera Alice afirmou que tem grandes expectativas do trabalho que será realizado. “São as melhores possíveis, porque esse primeiro ano será mais de conhecimento. Não conhecíamos a cidade, a casa, tudo é novo, mas viemos com muito carinho, muito amor”, ressaltou, destacando a  acolhida que as irmãs tiveram. “Foi muito boa a acolhida das crianças, dos freis , dos funcionários, por isso acredito que será um trabalho bom, até porque nós, Mensageiras do Amor Divino, vamos continuar sendo mensageiras do amor divino”, afirmou.