Começou no dia 11 de outubro de 2012,o Ano da Fé, proclamado por Sua Santidade o Papa Bento XVI para no cinquentenário da abertura do Concílio Ecumênico Vaticano II, que modernizou a Igreja depois da convocação do Papa João XXIII, que reuniu 2.250 bispos provenientes de todos os continentes; e marca também aniversário de vinte anos da publicação do Catecismo da Igreja Católica.
O Ano da Fé terminará na Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo, no dia 24 de novembro de 2013, mês em será realizado mais um Sínodo dos Bispos, cujo tema será sobre a Nova Evangelização.
Durante 12 meses a Igreja Católica vai refletir sobre os 50 anos do Concílio Vaticano II e os 20 anos do Catecismo. Conforme consta do decreto, o Santo Padre Bento XVI concederá a indulgência plenária aos fiéis durante o Ano da Fé, a qual é válida a partir da data de abertura, 11 de outubro de 2012, até a data de encerramento, 24 de novembro de 2013.
Na Arquidiocese de Uberaba, a abertura do Ano da Fé, aconteceu na mesma data prevista para a abertura no Vaticano, dia 11, durante a missa celebrada pelo arcebispo Dom Paulo, com a participação de representantes das 56 paróquias espalhadas pelas 20 cidades da diocese. A proposta, segundo dom Paulo, é de estimular a fé entre o seu povo seja através da evangelização, oração, estudo da fé e principalmente por meio da prática da fé que se dá através da caridade. Afinal, complementou ele, "a fé sem ação é morta".
Agora o Ano da Fé será lançado de forma individual em cada uma das 56 paróquias da diocese uberabense.
De modo geral, a abertura oficial do Ano da Fé na Igreja do Brasil foi no dia no dia 12 de outubro, data em que se comemora a Padroeira Nossa Senhora Aparecida. A abertura aconteceu durante a Missa Solene no Santuário Nacional, às 10h, sob presidência do Cardeal Arcebispo Emérito de São Paulo, Dom Cláudio Hummes, a convite da Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), visto que o Cardeal Arcebispo de Aparecida e presidente da Conferência, Dom Raymundo Damasceno Assis, estava em Roma, para participar da abertura a convite do Papa.
Esta não é a primeira vez que o Papa proclama um Ano da Fé; a primeira proclamação deu-se em 1967, pelo Papa Paulo VI.
O Ano da Fé, na paróquia de Na. Sra. da Abadia, foi aberto oficialmente dia 14, com celebração eucarística presidida por Pe. Eduardo Ferreira.