Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Espíritas realizam VII Seminário de Educação

Edição nº 1335 - 09 Novembro 2013

O Colégio Allan Kardec realizou, nos dias 2 e 3, o VII Seminário de Educação, este ano abordando o tema, “Natureza,  processo divino de educação”, que contou com a presença de cerca de 330 pessoas de vários estados, sobretudo educadores, que tiveram palestras e vivenciaram na prática o tema  com a exposição dos trabalhos dos alunos da Escola Eurípedes Barsanulfo, elaborados durante todo o ano, e com oficinas ministradas pelas professoras e participação dos alunos. 

Francini França Amui, diretora da escola,  destaca que o projeto foi trabalhado durante todo o ano, em diferentes comemorações. “O projeto visa levar os alunos a conhecerem os elementos da natureza para que percebam que nós somos natureza, fazemos parte da criação de Deus”, explica, enumerando os subtemas desenvolvidos ao longo do ano.

“Iniciamos com a 'Cultura Junina', com enfoque no cerrado; depois, 'Meu Brasil Brasileiro', que mostrou a cultura dos estados brasileiros; prosseguimos com 'Medidinha Certa', com enfoque na alimentação saudável;  'Florescer', este criando um espaço especial para produção de mudas e plantas medicinais e, finalmente, o enfoque em Corina Novelino, idealizadora do Educandário Eurípedes Barsanulfo, hoje com 300 alunos de zero ao 5º ano. 

Segundo a diretora, o enfoque à Profa. Corina teve como objetivo mostrar às crianças a sua biografia, para que todos tenham conhecimento de seu trabalho, reflexo hoje de tudo o que a escola realiza, e cuja culminância acontece com esta exposição, paralela ao Seminário, que aborda o mesmo tema”, informa Francine, ressaltando a participação dos alunos na Noite de Talentos. 

“O ponto alto do nosso encontro é a Noite de Talentos, quando nossos alunos vão para o palco mostrar o que foi trabalhado na parte artística”, explica, demonstrando satisfação por poder realizar todas as atividades no novo Ginásio de Esportes da escola, coberto recentemente em parceria com a Prefeitura. “Tudo, desde a exposição que sempre foi aqui na escola, como o Seminário e a Noite de Talentos serão realizados no novo ginásio coberto, que vem suprir uma necessidade antiga”.  

Francini destaca ainda que no dia 1º de novembro, comemorações do aniversário de morte de Eurípedes, as aulas seguiram normalmente, para atender aos educadores que solicitaram presenciar as atividades na sala de aula. “Um grupo de 15 educadores de Goiânia assistiram às aulas e  permanecerão na cidade por mais dois ou três dias para acompanhar o andamento e as atividades diárias na escola”.

 

Avaliação positiva do Seminário 

 

“Estou deveras encantada e aprendi muito nestes dois dias e  gostaria muito de levar esses conhecimentos para minha cidade, minha escola. Os meus alunos do Ensino Médio e EJA merecem aulas como essas e, implantar este método depende só da vontade do professor”. (Da Profa. Daniela Faria Tormin, da EE Vasco Santos, de Araxá). 

“Vou voltar bastante reflexiva para minha cidade, repensando sobre o que aprendi. Voltamos felizes, porque estamos alinhados em muitos em muitos pontos e com o despertar enorme que tive aqui, chegando lá, vou começar a trabalhar para despertar nos colegas essas possibilidades e já começar a implantar alguma coisa, por exemplo na creche com 70 crianças o projeto Florescer”. (Da Profa. Ana Lúcia Caetano, da rede pública e voluntária numa creche, em Santos). 

Avaliando também positivamente o VII Seminário de Educação, a escritora e pedagoga Alzira Bessa França Amui, presidente do Grupo Espírita Esperança e Caridade, uma das palestrantes no encontro, ressalta que o projeto visa a formação moral dos alunos e o seu desenvolvimento em relação à natureza. “Por isso, temos no Seminário, além do projeto Florescer, foram apresentadas as diversas oficinas, como da música, psicomotricidade, pedagógica, todas desenvolvidas durante o ano com os alunos”, ressalta a pedagoga, destacando que  são todos projetos viáveis para toda e qualquer escola.

Dentre os participantes, estava do artista Reinaldo Macedo, de Fortaleza, que se dedica ao teatro como divulgação da doutrina espírita. “Há 22 anos trabalho com teatro espírita, já conhecia a proposta do Colégio Allan Kardec, mas  meu sonho era vir a Sacramento para ver como trabalhar a evangelização através do teatro com o grupo, Lema”.

 Nas comemorações de Eurípedes Barsanulfo, a tradicional Hora da Saudade, às 7h, No dia 1º de novembro, e palestra com Rodrigo Bassi, de Sorocaba (SP). O Seminário terminou com um sarau no anfiteatro do Colégio Allan Kardec, na noite do sábado, 3.