Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Dom Paulo recebe pálio em Roma

Edição n° 1316 - 29 Junho 2012

 

O arcebispo metropolitano de Uberaba, Dom Paulo Mendes Peixoto recebeu do Papa Bento XVI o pálio, que é uma estola de lã branca, ornada com seis cruzes.  A entrega aconteceu durante a solenidade de São Pedro e São Paulo, na Basílica de São Pedro, no Vaticano. Junto com Dom Paulo, outros seis arcebispos receberam a veste, Dom José Francisco Rezende Dias (NIteroi/RJ); Dom Airton José dos Santos (Campinas/SP); Dom Esmeraldo Barretos de Farias (Porto Velho/RO); Dom Furtado de Brito Sobrinho (Teresina/PI); Dom Wilson Tadeu Jonck (Florianópolis/SC) e Dom Jaime Vieira da Rocha (Natal/RN).

O Pálio é uma espécie de colarinho de lã branca, com cerca de cinco centímetros de largura e dois apêndices. Nele, estão bordadas seis cruzes. Nos primeiros séculos da era cristã, o Pálio era usado exclusivamente pelos papas. A partir do sexto século, passou a ser usado também pelos arcebispos metropolitanos. 

O pálio é confeccionado com a lã de dois cordeiros criados para este fim e ofertados ao Papa no dia 21 de janeiro de cada ano, data da festa de Santa Inês. A lã é tecida pelas monjas beneditinas do Mosteiro de Santa Cecília, em Roma.  Os pálios são então abençoados pelo Papa e colocados sobre o túmulo do Apóstolo São Pedro, sobre o qual está o altar principal da Basílica Vaticana. No dia 29 de junho, os pálios são levados para a celebração eucarística e colocados sobre o colarinho dos novos arcebispos. O simbolismo da lã pura sobre os ombros recorda o Bom Pastor que leva as ovelhas consigo e, as cruzes bordadas em lã negra lembram as chagas de Cristo e sua Paixão salvadora.

A solenidade de São Pedro e São Paulo, missa e a entrega do Pálio foram transmitidas pela Rede Vida, às cinco horas da manhã. 


Artista plástico sacramentano acompanha dom Paulo a Roma

O artista plástico sacramentano, Fabiano Augusto do Santos, que teve o seu trabalho reconhecido com a restauração do altar da Medalha Milagrosa, em Uberaba e vem fazendo restaurações em Igrejas da região, a convite de Pe. Ricardo Fidelis, pároco do Santuário da Medalha Milagrosa, em Uberaba, acompanhou Dom Paulo Mendes em sua viagem a Roma para receber o pálio. 

Fabiano, inicialmente, restaurou parte da nave central do Santuário da Medalha. Com a paralisação temporária das obras, seguiu para trabalhar numa das igrejas de Araxá e, agora retornou a Uberaba para concluir o trabalho na Medalha Milagrosa e, paralelamente, Fabiano está iniciando os trabalhos de pinturas especiais e restaurações, na Igreja de N. Senhora do Carmo,em Frutal.

“- É uma igreja muito bonita, em estilo gótico, parecido com a Catedral de Uberaba, porém muito maior. Iniciamos os trabalhos do lado externo com uma aplicação de placas arenizadas em toda a fachada; no interior, faremos as pinturas especiais nas colunas, com marmorização e folheação a ouro, frisos e molduras. Não aplicaremos pinturas de cenas ou imagens, apenas reativando peças, clareando a pintura do mármore e aplicando o ouro, além de outros detalhes...”, informa.

Devido a uma viagem ao exterior, Fabiano para os trabalhos de 23 de junho a 5 de julho, para acompanhar o arcebispo de Uberaba, Dom Paulo Mendes, que vai a Roma. “Retornando da viagem darei continuidade aos dois trabalhos”, explica.