Dom Paulo Mendes Peixoto, novo arcebispo de Uberaba tomou posse na manhã do dia 1º, em solenidade realizada no Ginásio Marista, às 10h. Milhares de católicos das mais de 60 paróquias da Diocese puderam participar da posse e da missa solene, que contou com a participação de todo o clero diocesano de Uberaba, do arcebispo metropolitano de São Paulo, Dom Odilo Scherer e de outros quinze bispos, dentre eles, os eméritos da Arquidiocese de Uberaba, dom Benedito de Ulhoa Vieira e, agora, dom Aloísio Roque Oppermann, que presidiu a celebração, até a leitura, da bula papal assinada pelo Papa Bento XVI, nomeando dom Paulo como novo arcebispo de Uberaba, em 07 de março. Dom Roque, nesse momento, passou a dom Paulo, o báculo pastoral, que representa a hierarquia dentro da Arquidiocese.
Registro para a presença de autoridades políticas, como os prefeitos de Uberaba Anderson Adauto; de Sacramento, Wesley De Santi de Melo; de Conquista, Vera Lúcia Guardieiro; de Delta, Lauzita Rezende da Costa; os deputados Adelmo Leão, Antonio Carlos Lerin, Marcos Montes e Paulo Piau, vereadores de Uberaba e de várias cidades da área de abrangência da Arquidiocese. Destaque também para caravanas de cidades da região de São José do Rio Preto, onde Dom Paulo residia e da sua cidade natal, Imbé de Minas.
A solenidade foi abrilhantada pela banda do 4° Batalhão da Polícia Militar e do coral da Arquidiocese de Uberaba, regido pelo padre Fabiano Roberto.
Nas suas palavras, Dom Paulo disse que traz sua experiência para colocar a serviço da comunidade. “Sou um bispo que ouço muito, porém não me omito em tomar decisões. Não sou centralizador, gosto de valorizar a iniciativa e a riqueza das lideranças, mas sou de acompanhar essas ações no sentido de garantir o bom funcionamento das pastorais. Entendo que, com minha experiência, poderei colaborar ainda mais para a caminhada dos católicos do Triângulo Mineiro”, afirmou Dom Paulo, dentre outras, afirmações na celebração transmitida pela Rede Vida, graças ao empenho do pároco de Nossa Senhora do Patrocínio do Santíssimo Sacramento, padre Valmir Ribeiro, que proferiu a bênção final da celebração na TV, visto que encerrada a celebração Eucarística, a solenidade continuou no Ginásio Marista.
Quem é o novo arcebispo
Dom Paulo Mendes Peixoto, 61, é mineiro de Imbé de Minas´, torna-se o 7º bispo e 4º arcebispo da Arquidiocese de Uberaba, sucedendo a Dom Eduardo Duarte Silva (1907 – 1923), Dom Antônio de Almeida Lustosa (1925 – 1928), Dom Luiz Maria Santana (1929 – 1938), Dom Alexandre Gonçalves do Amaral (1939 – 1978), Dom José Pedro de Araújo Costa (1968 – 1978), Dom Benedito de Ulhôa Vieira (1978 – 1996), Dom Aloísio Roque Oppermann (1996-2012).
Dom Paulo foi ordenado sacerdote em 1979, em Caratinga (MG), onde trabalhou dirigindo 11 paróquias. Além de trabalhar como ecônomo da Diocese, trabalhou como diretor espiritual e professor do Seminário Diocesano de Caratinga. Foi ordenado bispo em fevereiro de 2005, também em Caratinga e de lá seguiu para São José do Rio Preto (SP), onde exerceu o episcopado até do dia 6 de março, quando foi nomeado Arcebispo de Uberaba.
Em São José do Rio Preto, Dom Paulo tornou-se bispo responsável pela Rede Vida de Televisão e bispo referencial para a Animação Bíblico-Catequética do Regional Sul 1.
Tendo como lema, “Para o serviço à vida”, Dom Paulo, por ocasião da visita a Uberaba no dia 26 de março, disse que veio para somar e falou da importância da formação de lideranças católicas no seio da sociedade.
O legado de Dom Roque
Dom Aloísio Roque Oppermann (foto) assumiu a Arquidiocese de Uberaba em 1º de maio de 1996 e se passaram16 anos de um profícuo trabalho, sempre estimulando as vocações na região. Ordenou 53 padres, criou 26 novas paróquias, dentre elas a de Nossa Senhora D´Abadia, em Sacramento. Foram mais de 35 mil jovens e adolescentes que receberam o crisma. 650 mil km percorridos em centenas de visitas pastorais, além de celebrações em louvor aos mais diversos padroeiros de paróquias e comunidades. Destaque-se ainda o incentivo a movimentos e pastorais, grupos de Reflexão, grupos de jovens, formação de catequistas, dentre inúmeras outras ações que mostram o seu zelo pelo povo de Deus.
Ressalte-se também, o dom Roque articulista de jornal, com mais de 900 artigos escritos e publicados, o dom Roque poeta e o dom Roque escritor, com oito livros lançados, sendo o último, Flashes da Vida de um Bispo.
Dom Roque continuará em Uberaba como administrador Apostólico, dedicando-se a várias comunidades.
Dom Roque celebrará em Sacramento, no domingo, dia 13 de maio, na matriz de Nossa Senhora D´Abadia, às19h. (Fonte: Rede Vida e Imprensa Regional)