Sacramento celebra na Igreja-Mãe, desde o dia 22, a 31ªfesta da padroeira Nossa Senhora do Patrocínio do Santíssimo Sacramento. E, tudo começou em 1980, quando o então o prefeito, José Alberto Bernardes Borges enviou um projeto de lei à Câmara Municipal declarando “padroeira oficial do município de Sacramento a Virgem Nossa Senhora do Patrocínio do Santíssimo Sacramento”.
O projeto, aprovado por unanimidade pela edilidade, formada por vereadores de vários credos, deu eficácia à Lei Municipal 173, de 12 de outubro de 1980. A lei considerou ainda “patronos” do município, o Divino Espírito Santo, São Miguel Arcanjo e São Sebastião. Autorizava ainda a lei, a coroação oficial da Padroeira de Sacramento pelo prefeito municipal e o feriado, no dia 31 de maio de cada ano.
Já no ano seguinte, aconteceu a coroação e a primeira festa oficial com a presença do então arcebispo de Uberaba, Dom Benedito de Ulhoa Vieira que, com sua presença, reconheceu pela Igreja o padroado invocado pela autoridade civil. Desde então, a cidade vive essa efeméride a cada ano com júbilo, respeito e fé, observando-se o feriado municipal e a “Festa da Padroeira”.
Nessa mesma data, 31 de maio de 1982, outra festa marcou um tributo ao Cônego Hermógenes Cassimiro de Araújo Brunswick, fundador da cidade, otraslado de seus restos mortais para o Altar da Pátria, hoje mais conhecido como Monumento da Padroeira, ao lado da Matriz de Nossa Senhora do Patrocínio do Santíssimo Sacramento. Foi ele, o primeiro, a introduzir nas terras do Borá, o Santíssimo Sacramento.
Há 30 anos os restos mortais de Cônego Hermógenes Cassimiro de Araújo Brunswik,
fundador de Sacramento foram trasladados para o Monumento da Padroeira.
Por ocasião da abertura da 31ª festa, no dia 22, a convite do ex-prefeito José Alberto Bernardes Borges, os três poderes constituídos, representados pelos seus mandatários, o prefeito Wesley De Santi de Melo; o presidente da Câmara José Maria Sobrinho, representado pelo vereador Bruno Scalon Cordeiro, e a juíza Roberta Fonseca depositaram no túmulo de Cgo. Hermógenes Brunswick uma coroa de flores, lembrando os 30 anos do traslado de seus restos mortais.
“Além dos 30 anos do traslado de Cônego Hermógenes, queremos tambémlembrar e celebrar 30 anos, que nós consagramos publicamente ao coração imaculado de Maria, o município de Sacramento,quando também aconteceu a primeira condecoração com a maior honraria do município, a Medalha da Ordem de Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento, a Pe. Antonio Borges de Souza”, lembrou o ex-prefeito em emocionado discurso.
“- É motivo de alegria, sacramentanos, porque recordar é buscar na história os rumos que temos que tomar. Exemplos de pessoas que ergueram neste local a capela que deu origem á cidade, dedicada ao Santíssimo Sacramento sob o patrocínio de Maria, aqui venerada sob o título de Nossa Senhora do Patrocínio do Santíssimo Sacramento e a este grande sacramentano, Pe. Antônio Borges de Souza”, disse. José Alberto.Lembrando a passagem bíblica dos dez leprosos curados, quando apenas um voltou para agradecer, disse:
“Estou aqui, ao lado das autoridades constituídas do município, a quem muito agradeço pela honrosa presença, para agradecer esta dádiva a nós legada pelo fundador da cidade, Cônego Hermôgenes. Nós queremos ser aquele leproso que retornou a este lugar, que encerra as cinzas de cônego Hermógenes, para agradecer. Precisamos agradecer pela nossa cidade, pelo nosso clima, pela nossa gente. Há 31 anos criamos a Festa da Padroeira, com uma aprovação unânime de todos os vereadores, estando ali homens públicos de todos os credos religiosos. E aqui, naquele momento histórico, recebi pela primeira vez, o escudo da cidade, o Hino da Padroeira e a Bandeira de Sacramento, ambos idealizados pela grande artista sacramentana, de saudosa memória, Ir. Maria Benigna de Jesus Martins, quando hasteei pela primeira vez essa bandeira tão rica de significados”.
Finalizando, afirmou José Alberto que aquele monumento tem o seu lado sagrado ao juntar os restos mortais do fundador da cidade, Cgo. Hermógenes, sob as terras onde um dia ele mesmo edificou um cruzeiro, criando o 'orago do Santíssimo Sacramento apresentado pelo Patrocínio de Maria'. “Por isso, sempre fiz questão de condecorar as pessoas neste local. Em Nazaré,num monumento simples a inscrição “Verbum caro hic factum est”(Aqui o verbo se fez carne)marca a anunciação do Anjo à Maria. E aqui, a nossa cidade tornou-se a sementinha que germinou, cresceu e frutificou e deu origem a esta cidade maravilhosa. Isto chama-se Sacramento”,disse agradecendo pela oportunidade da homenagem e pelos apoios recebidos.