A paróquia de Na. Sra. d´Abadia realizou no domingo, 12, a segunda Festa de Pentecoste, reunindo inúmeros fieis para cantar o louvar o Divino Espírito Santo, visto que Pentecoste é a data em que se celebra, no calendário cristão, a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo.
O Pentecostes é celebrado 50 dias depois do domingo de Páscoa e ocorre sempre no décimo dia depois do dia da Ascensǎo. O dia de Pentecoste é considerado também o dia do nascimento da igreja católica, conforme explica o pároco d'Abadia, Pe. Eduardo Ferreira. “O dia de Pentecoste marca o início da nossa igreja. Os discípulos estavam reunidos no cenáculo, amedrontados, quando Jesus aparece no meio deles e lança sobre a eles o Espírito Santo e aí, eles revestidos com a força do alto, como Jesus havia prometido, começam a evangelização”.
Segundo o pároco, nessa data, a Igreja considera dois fatos importantes: a fundação da igreja e o batismo dos discípulos. “Essa é uma das grandes festas da igreja e na maioria das paróquias sao feitas celebrações com reflexoes, louvor, adoração, culminando com a missa de Pentecostes que é a festa maior”, explica o pároco, deixando claro, que a Festa de Pentecoste é uma realização da Paróquia e não da Renovação Carismática, como muitos pensam.
“As paróquias de modo geral realizam a festa de Pentecoste e como a RCC trabalha de forma intensa com o Espírito, aliás, a RCC redescobriu a função do Espírito dentro da Igreja, eles participam ativamente da festa de Pentecoste, mas a celebração nao é para a RCC, e sim para toda a paróquia, para todo católico, para toda cidade, todos foram chamados para esse dia”, explica e se confessa satisfeito com a boa adesao dos católicos. “No ano passado obtivemos um número pequeno de fieis e agora vemos um aumento de pessoas. Estamos começando aos poucos com a festa, mas vemos já uma boa participação este ano”.
Grupo 'Homem Novo'
As atividades da Festa de Pentecoste ficaram a cargo do grupo Homem Novo, de Araxá, uma comunidade, fundada em 2009, mas há muito tempo foi gerada no coração de Deus. Tudo começou quando os amigos João Victor, Deyvisson e Fabrício Bonifácio partilharam o desejo que tinham em comum de se doar a algum projeto inspirado por Deus e que fosse totalmente voltado à evangelização através da arte (música ) ligada à prática da caridade e amor entre os irmãos.