Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Paróquia de Nossa Senhora D´Abadia celebra sua primeira Semana Santa

Edição n° 1255 - 29 Abril 2011

A paróquia de Nossa Senhora D´Abadia,  que completou um ano no dia 10 de abril, celebrou a sua primeira Semana Santa com uma vasta programação que encerrou no sábado com a Vigília Pascal, tudo sob a coordenação do pároco, Pe. Eduardo  Ferreira e apoio de várias equipes de voluntários.   

As celebrações iniciaram-se no Domingo de Ramos, 17, com a bênção dos ramos às 9h00, na praça Nossa Senhora D´Abadia  e procissão até a Matriz, que mais uma vez se mostrou pequena para tantos fieis que participaram da missa.  Muito participativa também a missa dos doentes na segunda-feira, às 18h00.  Por não ter ainda as imagens sacras da Semana Santa não foram realizadas as procissões do Encontro, na terça-feira  e do Enterro, na sexta-feira. Na terça-feira, foi celebrado o Momento Mariano, com a reza de 1000 Ave-Marias, seguido de missa.  Na quarta-feira, a celebração da Missa da Unidade na Catedral Metropolitana de Uberaba, além do pároco, a comunidade foi representada pelo casal, João e Inês Borges Estevão. 

Na quinta-feira, início do tríduo pascal, mais uma vez os fieis lotaram a Matriz para a Missa do Lava-pés, Instituição da Eucaristia, seguida da adoração ao Santíssimo Sacramento até a meia-noite.  Às 5h00 da manhã da sexta-feira,  centenas de fieis seguiram em Caminhada Penitencial por várias  ruas da área de abrangência da paróquia, refletindo e rezando o rosário. Às 15h00,  a celebração da Morte , Liturgia da Palavra, Veneração da Cruz e Comunhão. E, à noite, encerrando as celebrações da Sexta-feira Santa, o Terço Vivo, com a participação de fieis representando as 59 contas do terço. 

No sábado, às 20h00,  a celebração da Vigília Pascal, com a benção do Fogo, do Círio Pascal, na praça Nossa Senhora D´Abadia, procissão,  proclamação da Páscoa  tudo numa celebração festiva e alegre.  No dia 24, Domingo de Páscoa, missa nas comunidades de São Miguel, Divino Espírito Santo, Fazendinha (Nata), São Geraldo e na Matriz.