Sacramento terá no dia 1º de outubro a I Missa Latino-Americana, cuja organização está a cargo da fisioterapeuta, Lize De Block e Maristela Ramos. “A missa, que não se trata de um rito sacramental, consiste de danças transformadas em oração, ela tem caráter ecumênico, por isso todas as tradições espirituais são bem-vindas”, convida.
As músicas da Missa Latina, informa Lize, que começa com o rito penitencial, chamado kyrie, engloba as principais partes do sacramento eucarístico, como o Glória, o Credo, o Sanctus, o Agnus Dei (Cordeiro de Deus) e o Padre Nuestro, são cantadas por Olívia Molina e as danças foram coreografadas pela alemã, Friedel Klobe. São coreografias simples, contudo com muito simbolismo”.
Para a missa, Lize está contando com um grupo de dança da cidade de Holambra, onde residia antes de vir para Sacramento. Aqui chegando, iniciou há aproximadamente um ano, vários grupos de Dança Circular. “A AABB ofereceu generosamente o espaço e lá aconteceram as primeiras aulas de Dança Circular Sagrada. Hoje, estamos com duas turmas de dança, à noite, no Recanto Prof. José Silveira, local de acesso mais fácil para todos”, informou.
Definindo as aulas, a fisioterapeuta diz as danças representam momentos de alegria. “Ao dançar, as pessoas vivem um momento de dar as mãos, é também um momento de conhecer as danças em círculo de outras regiões brasileiras e de outros países. Momentos de meditação e ação juntos. Sentir a força do círculo tão presente na Natureza e em nossa vida”.
De acordo com Lize, algumas classes da Escolinha Tio Tofe também dançam em roda. “São danças que despertam o aluno para o ritmo, noção espacial, responsabilidade de grupo e individual. Expressão corporal entre outros aspectos que a dança pode desenvolver em nós”, explicou.
Informa mais que as danças circulares sempre estiverem presentes na história da humanidade. “A Dança acontece há milhares de anos. Danças para agradecer a caça. Dança em oferenda aos deuses. Dança em volta da fogueira. Danças como rituais de nascimento, casamento, morte, ritos de passagem. Dança em volta da árvore, também como festa de colheita. Danças de rituais de iniciação, dança pagã, de devoção” ressaltou.
Homenagem a São Miguel Arcanjo
A idéia de realizar a Missa Latina, segundo Lize, foi das amigas Maristela Ramos e Maria Thereza Sampaio de Uberaba . “Elas tiveram a idéia de fazer uma homenagem São Miguel Arcanjo (29 de setembro), na Gruta dos Palhares, aqui em Sacramento, fizeram a proposta e eu, claro, aceitei o desafio”, declarou.
Agradecida, reconhece que o evento só foi possível graças ao apoio de muitos amigos. “Não fosse o apoio dos amigos, o grande apoio da Prefeitura de Sacramento e da Secretaria de Turismo e Cultura e do Instituto Dança Viva de Holambra que, convidado, aceitou, gentilmente”, reconheceu.
As músicas da Missa Latina são cantados pela mexicana Olívia Molina. “É claro que, por motivos óbvios, usaremos a tecnologia eletrônica para reproduzir a música”, ressalvou.
A Missa Latino-Americana será realizada na Gruta dos Palhares, às 1700 do dia 1º de outubro (sábado), com entrada franca. “A Dança Circular da Missa latina é com certeza uma Dança Circular Sagrada e cristã. A cidade e região estão convidadas a assistir este momento de reverência e gratidão pela vida. Um momento de arte! Expressão ! Momento ecumênico”, finaliza, reafirmando o convite.