Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Festeiros realizam XVII Festa do Divino Pai Eterno

Edição n° 1263 - 24 Junho 2011

A cada ano que passa, a festa do Divino Pai Eterno reúne mais devotos de Sacramento e das cidades vizinhas: Conquista, Uberaba, Araxá, Rifaina, Pedregulho e outras, que de carro ou a pé vão até a capelinha distante da  cidade, 22 km. 

Cada um na sua fé vai, por um motivo ou outro, agradecer graças, pedir bênçãos ou pagar promessas e são pessoas de todas as idades, como dona Maria Aparecida dos Santos, 73, que chorou ao chegar ao local. “Não dou conta de vir a pé, mas vim de carro para agradecer uma promessa que fiz pela saúde do meu irmão. Se Deus quiser ele vai sarar. fiquei até sem fala ao chegar aqui, mas quero volta no próximo ano”. 

Muitos dos caminheiros saem mais cedo, por volta das quatro da manhã, outros acompanham o grande grupo que sai às 5h e cada um caminha no seu ritmo, muitos chegando ao local após a missa, mas ainda com tempo para chegar aos pés da imagem e, silenciosamente, fazer a sua prece. 

Padre Valmir Ribeiro presidiu a missa concelebrada por Pe. André Camargos e Pe. Anemésio, de Trindade. No final, após a consagração e saudação cantada pela Folia do Divino Pai Eterno, a imagem foi conduzida aos vários espaços onde as pessoas se aglomeravam e retornou à capela permanecendo ali para veneração até as 14h00. 

 

Essa já é uma festa da cidade”, diz Maurílio

 

No sítio Juvêncio Bizinotto, eram visíveis as melhorias para receber e abrigar os devotos. Este ano, além do pão com manteiga e café na entrada da fazenda, distribuídos gratuitamente aos romeiros, foram montadas tendas  com a comercialização de salgados e bebidas e objetos religiosos. A infraestrutura do local, graças ao apoio da Prefeitura, também melhorou, aumentando o número de banheiros, organização do estacionamento feita por um segurança e 'patrolamento' da estrada.

De acordo com Maurílio Juvêncio Bizinoto, um dos filhos de Juvêncio, as melhorias são necessárias. “É uma alegria para nós darmos continuidade nessa festa através dos festeiros. A gente fica emocionado ao ver tanta gente, por isso essas melhorias, que vieram, graças ao apoio de muita gente, da prefeitura, da paróquia, só temos que agradecer. Graças a Deus temos a alegria de ter o total apoio desses padres novos  e isso desperta também a fé nas pessoas. Para essas melhorias, cada um dá uma sugestão e as coisas vão sendo feitas aos poucos”, diz  e acrescenta: “Essa já é uma festa da cidade, é o povo que faz a festa”.  

Questionado sobre a possibilidade da construção de uma igreja maior, um santuário no local, Maurílio diz: “São muitas idéias que vão surgindo, porque a festa está ficando muito grande, mas as coisas virão aos poucos, mas posso dizer que alguma surpresa vamos ter em breve”, afirma. 

O cozinheiro chefe, Donizete de Oliveira, de Araxá, que pela terceira vez é o responsável pelo almoço, com uma equipe de 12 pessoas, elogia a melhoria na cozinha. “Ficou muito bom pra nós isso aqui. É muita comida e antes a gente não tinha um local próprio e melhorou não só pra nós da cozinha, mas para todos. É muita gente que reúne aqui e precisava mesmo melhorar”. 

 

Rezar, agradecer e pedir bênçãos

 

Vera Lúcia Guardieiro, prefeita da cidade de Conquista, que há cinco anos  participa da festa, falando ao ET disse que seu objetivo “Meu objetivo aqui é rezar e agradecer, pedir bênçãos para o povo de Conquista e para mim. Vieram centenas de caminhantes a pé e retornam todos fortalecidos. A cada ano vejo aumentar mais e mais os devotos, por isso cumprimento a família Bizinoto, os festeiros,  paróquia, a prefeitura por essa festa tão bonita. Que Deus abençoe a todos”, disse. 

Padre André Camargos, da paróquia de Nossa Senhora do Desterro do Desemboque, pela segunda vez, participou da celebração da missa campal. “É uma experiência muito rica para a nossa cidade, pois é a Trindade Santa que coroa Nossa Senhora e  vem coroar o coração  de cada devoto. Cada ano que passa podemos observamos a riqueza da fé desses devotos  que vêm a pé, de bicicleta, a cavalo, de carro para participar da missa. È com muita alegria que venho com padre Valmir acolher os romeiros e pedir que o Divino Pai Eterno possa proteger e afastar os males de todos os nossos devotos, de todos os sacramentanos”, ressaltou, elogiando a organização.  

 

Apoios da Prefeitura e paróquia são necessários 

 

Padre Valmir, que desde sua chegada a Sacramento deu total apoio à festa, fala da manifestação de fé crescente ao Divino Pai Eterno e também sobre as melhorias. “De fato toda essa manifestação de fé não se faz sem  o apoio do poder público e sem o apoio de muitas pessoas. Constatamos muitas melhorias  que eram necessárias em termos de estradas, tendas, cadeiras, banheiros e a estrutura de serviço de cozinha,  bar e tudo isso proporciona conforto para as pessoas que vêm. Uma grande parte chega a pé, muito cansados e precisam encontrar essa estrutura. Mas o que mais me alegra é ver o crescimento da compreensão de fé. Em 2009, quando estive aqui pela primeira vez era muito menos gente  ao redor da capela e muita gente ao redor do bar. Agora, houve uma inversão. Tivemos a alegria de ver essa grande multidão ao redor da capela. Claro que muita gente ainda foi para o bar, mas a participação na missa foi infinitamente maior e é uma participação consciente e responsável”,constatou.

Questionado sobre a possibilidade de um santuário no local afirmou: “Eu falei isso em 2009, numa entrevista para a Rede Vida, porque eu não conheço outra manifestação do Divino Pai Eterno fora de Trindade, tão grande como essa aqui. Existem agora essas visitas que o padre Robson tem feito com a imagem, mas são visitas pontuais como em Uberaba e Araxá. Aqui, não, o Divino Pai Eterno está radicado, enraizado, há 17 anos. Eu penso que aqui no Triângulo, se Sacramento se organizar ainda mais, se houver uma convergência de forças, nós temos tudo para ter aqui, não uma filial é claro, mas um centro de manifestação dessa fé no Divino Pai Eterno bastante grande, talvez depois de Trindade, a maior festa que eu conheço do Divino Pai Eterno”, afirmou.   

Também o prefeito Wesley De Santi de Melo, o vice-prefeito e alguns secretários de governo participaram da missa. Questionado sobre o apoio  dado para a realização da festa, o prefeito disse que a Festa do Divino já faz parte do calendário, não apenas religioso, mas também cultural da cidade. “A festa do Divino Pai Eterno já é tradição na cidade, são 17 anos, faz parte do nosso calendário não apenas religioso, mas também religioso. E como é um dos eventos que mais reúne pessoas aqui na cidade, é obrigação do Poder Público ser parceiro nesse momento”, destacou.

Afirmou mais o prefeito que “é obrigação de dar o suporte necessário para melhorar a infraestrutura, porque na verdade essa é uma festa do povo, feita aqui na fazenda e está muito bem organizada. O povo, os devotos que vêm aqui precisam encontrar uma boa estrutura, muita gente vem a pé e precisa disso. E é uma festa que vai crescendo a cada ano e precisa de melhorias no local”, frisou.