A Legião de Maria de Sacramento completou 50 anos de fundação no dia 4 de junho e a data foi comemorada com uma missa em ação de graças na Matriz de Na. Sra. do Patrocínio do Ssmo. Sacramento, na sexta-feira, 10, às 19h, data em que foi celebrada a missa de sétimo dia do falecimento de Pe. Antonio Borges de Souza, o fundador da Legião na cidade, em 4 de junho de 1961.
Participando da celebração, presidida pelo pároco, Pe. Valmir Ribeiro, familiares e amigos de padre Antônio e as legionárias e um legionário renovaram os votos e se consagraram a Nossa Senhora. Na sua homilia, o pároco ressaltou o papel da Legião de Maria e as virtudes e amor de padre Antônio por Nossa Senhora, a sua doação e serviço. “Ele faleceu na véspera do sábado como ele queria e assim o foi por ser tão devoto de Nossa Senhora e um dos legados que deixou na cidade foi a Legião de Maria, que hoje comemora 50 anos”, destacou.
No final da celebração, a advogada Ivone Regina Silva ressaltou, em momento de ação de graças, as virtudes de Pe. Antônio. “Redentorista de Igreja, do altar e do confessionário, dos pobres e da caridade, da catequese, da pregação e da reflexão, do Seminário, da missão e dos focolares”, lembrou.
Rinaldo Crema, um dos sobrinhos de padre Antônio, agradeceu em nome de toda família, recordando as lições que o sacerdote deixou. “Embora professemos diferentes credos, tenho na memória os ensinamentos de tio Pe. Antônio, o amor de Deus e à Mãe de Nazaré, que é a Mãe de Jesus e de toda humanidade”, afirmou, destacando aspectos de sua vida sacerdotal.
Dirigindo-se aos familiares, padre Valmir, que nutria um carinho especial por Pe. Antônio, afirmou: “Vou me lembrar daquele dia em que ele corou a Nossa Senhora aqui, na comemoração dos seus 60 anos de vida sacerdotal. Aquela imagem dele me ficará para sempre”.
A Legião de Maria é uma Associação de Católicos que, com a aprovação da Igreja e sob a poderosa chefia de Maria Imaculada, Medianeira de todas as graças, se constituíram em Legião para servir na guerra perpetuamente travada pela Igreja contra o mundo e as potências do mal. É uma associação que é constituída por um tripé: oração, reunião e trabalho.
A reunião dos legionários acontece uma vez por semana, quando são-lhes passadas as tarefas que devem concretizar. Nesses trabalhos os Legionários espelham-se na humildade de Nossa Senhora e levam o conforto e amor de Deus a todas as pessoas que dele precisem.
A Legião de Maria foi fundada na Irlanda em 1921 e se espalhou pelo mundo inteiro, chegando ao Brasil em 1951. O primeiro grupo foi formado no Rio de Janeiro, na Igreja Nossa Senhora de Fátima. E em Sacramento foi fundada em 4 de junho de 1961, na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, por iniciativa de padre Antônio Borges de Souza.