Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Cidade realiza III Thalita Kum com 55 jovens

Edição n° 1251 - 01 Abril 2011

Cinquenta e cinco jovens de Sacramento e Delta participaram nesse final de semana, de 25 a 27, do III Thalita Kum na cidade, coordenado por jovens do movimento 'Comunidade Aliança de Misericórdia', que nasceu São Paulo (SP), com os padres carismáticos, Antonello Caddedu e João Henrique. Trazido para Sacramento por Adelmo Gobbo Jr., o movimento é destinado a jovens e adultos a partir de 14 anos e tem como objetivo ajudar a todos que querem vivenciar Deus de uma forma mais intensa. Thalita Kum é uma expressão hebraica que quer dizer, 'Jovem, levanta-te'.

“- Os sacerdotes iniciaram o movimento para trabalhar junto a jovens drogados, pessoas alcoólatras, pessoas moradoras em favelas, ex-presidiários, enfim levando a essas pessoas a misericórdia de Deus”, explicou Adelminho, que caminha com a Comunidade Aliança da Misericórdia há três anos e hoje já é um de seus membros consagrados. 

 O Thalita Kum é aberto a todos os jovens, mas o foco é para o jovem que tenha algum problema e que esteja afastado da Igreja. “Nosso objetivo é resgatar o jovem, para que ele encontre a vida nova, isto é, sair da vida de pecado e começar uma nova vida. É um encontro intenso na conversão. O jovem que está na caminhada vai se fortalecer e se converter para o caminho do bem”, informou. 

Para a coordenação do III Thalita Kum, Adelmo contou com a participação de seis missionários de São Paulo, Uberlândia Araújo Martins (Bela), Douglas Soares de Souza, Antônio Fernando Cavalcanti Filho, Paula Fernanda de Lima Tabosa e Paula Dias, Marta de Souza. “Os missionários são jovens que abrem mão de tudo e passam a se dedicar ao serviço de Deus e ao próximo, vivendo num voto de pobreza, castidade e de doação total. Eles ministram palestras, fazem reflexões, enfim vivem esse tempo com os jovens participantes”, explicou. 

Todos os participantes permaneceram, no prédio da EE Sinhana Borges, sem contato com o mundo exterior, durante os três dias. Ali dormiram, alimentaram, refletiram e oraram. “O local se torna um local de encontro com Deus, um local de reflexão, onde temos inclusive a capela. Tivemos uma missa no sábado celebrada pelo padre Valmir e o encontro encerra agora, às 16h00 com a missa celebrada pelo padre Eduardo, com a participação de outras pessoas”, informou mais. 

A partir do encontro, os jovens iniciam a perseverança. “A partir do retiro, os jovens reúnem-se semanalmente para perseverar na caminhada e, enquanto isso, vão se aproximando de  outros jovens para o próximo retiro”, disse.

 De acordo com a coordenadora, Uberlândia de Araujo Martins, Bela, o Thalita Kum  conta com 43 grupos em diversas cidades brasileiras e  três  grupos fora do país. “Eu coordeno uma equipe que acompanha esses 43 grupos no Brasil, dando  suporte no seu desenvolvimento, estamos sempre presentes. A Comunidade Aliança da Misericórdia existe há 11 anos e nesse período foram constituídos esses 43 grupos, o que para nós é um crescimento muito bom, principalmente a partir de 2010. No início do ano passado éramos  15 grupos no Brasil e hoje chegamos a 43, um número muito bom, mas queremos crescer muito mais ainda”, afirmou Uberlândia.