O Centro Espírita Esperança e Caridade realizou mais um Seminário de Educação do Espírito, entre os dias 28 a 30 de outubro, no Colégio Allan Kardec, em comemoração ao dia 1º de novembro, data que marca o falecimento do líder espírita, médium e professor, Eurípedes Barsanulfo.
Alzira Bessa França Amui, presidente do Grupo, falando dos instrumentos transformadores de que a humanidade necessita para fazer um milênio de paz, unidade e amor e o papel dos ensinamentos de Eurípedes para essa transformação, explica que, “a base desse trabalho é aplicar a metodologia deixada por Eurípedes, que é o método de aplicação do conhecimento do Evangelho de Jesus em nossa vida”.
Segundo Alzira, “especialmente pelo processo da reflexão, Eurípedes nos faz enxergar o ser espiritual que somos, o valor da imortalidade e a compreensão do valor da natureza em nossa vida. Vemos que o mundo está mergulhado nos processos do materialismo, das ilusões, dos prazeres. As pessoas estão verdadeiramente esquecendo os valores que Jesus nos veio trazer”.
“Numa proporção de época – prosseguiu - de há 2 mil anos atrás com o início do século XX, se analisarmos, há uma semelhança muito grande nas dificuldades que hoje vivenciamos no campo da moral, da ética e aquilo que Jesus ensinou. E vemos que, apesar de tanto avanço no campo da tecnologia, filosofia e das ciências de modo geral, o ser ainda não percebeu os grandes valores que estão dentro de si, os atributos do ser: consciência, vontade, inteligência, e outros... E tem utilizado desses instrumentos de modo errado, distanciando de Deus e daquilo que Jesus ensino: “amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo”.
Alzira conclui, mostrando a razão do aumento constante do público nos seminários realizados. “Por isso nosso seminário tem cada vez mais tido a presença de tantas pessoas que estão levando essa mensagem, até para fora do país”.
Falando do Projeto 'Educando com Arte', paralelo ao Seminário e desenvolvido pela Escola Eurípedes Barsanulfo, Alzira destaca a sua satisfação pela exposição realizada. “Estamos muito felizes com o projeto 'Educando com Arte', que possibilitou trabalhar o ano todo com a consciência do educador, o seu papel na vida da criança, especialmente, o maior recurso que temos que é o amor. Esse é o grande trabalho que temos feito e transformado a nossa escola num laboratório de aprendizagem, com um trabalho divino que nos aproxima mais de Deus”, disse.