Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Artista sacramentano faz restauração do altar da Medalha Milagrosa

Edição n° 1277 - 30 Setembro 2011

O jovem artista plástico sacramentano, Fabiano Augusto dos Santos, é o responsável pela restauração do altar da Igreja da Medalha Milagrosa, em Uberaba. A obra de restauração está a todo vapor para as comemorações do jubileu de ouro em novembro próximo. Dentre as melhorias previstas, estão a troca do piso no altar, restauração do altar e das paredes. A bela  imagem da Medalha Milagrosa foi colocada no altar  em 1.962. A imagem que é  obra do português, radicado no Rio de Janeiro, Joaquim de Souza Silva, é toda esculpida em madeira, medindo 2 m/altura.

Feliz com o reconhecimento, sobretudo da amiga, a arquiteta Ana Lúcia Scalon, que o indicou à  arquiteta  Glória Bessa, em Uberaba, Fabiano vem realizando um trabalho de mestre. “Estou há alguns dias no Santuário da Medalha Milagrosa,  realizando as pinturas especiais na parede do altar onde encontra-se a imagem de Na. Sra. das Graças, na grande medalha que avança da parede, onde foi elaborado um céu, ladeando a imagem, realçando as nuvens em relevo já fixas”, explicou.  

Disse mais o artista que os detalhes em ouro estão todos sendo refeitos com folheação, os nichos e esplendores laterais das grandes imagens de Santa Beatriz da Silva, de onde  vem a devoção das Monjas Concepcionistas do Mosteiro e, também, da nova imagem de Santa Catarina Labouré. 

“De imediato será entregue a parte do altar e,  após a festa em novembro, partiremos para a nave do santuário, entre outras pinturas e afrescos”, informou.  

O trabalho realizado, segundo Fabiano, vem sendo acompanhado por Pe. Ricardo Fidelis, Capelão do Santuário. “Com grande participação e consideração, Pe. Ricardo vem acompanhando o serviço e  agradeço muito pela total confiança depositada no meu trabalho. Agradeço a Ana Lúcia pela indicação. Estou muito feliz”, disse em entrevista ao ET. 

A restauração do altar foi mostrada na quarta-feira, 28, na Rede Regional - TV Integração, Jornal MGTV,  1ª Edição às 12h e 2ª Edição às 19h e, na quinta-feira, 29, em rede nacional, na rede Vida, no jornal das 18h30.