Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

1ª Romaria Nacional de Padre Victor

Edição n° 1274 - 09 Setembro 2011

No próximo dia 22, aniversário de nascimento do missionário redentorista, Pe. Victor Coelho de Almeida, o prefeito Wesley De Santi de Melo e o reitor do Santuário Nacional de Aparecida, Pe. Darci Nicioli, assinam em Aparecida do Norte um acordo de cooperação instituindo a Romaria Nacional à terra de Pe. Victor, falecido em 1987, cujo processo de beatificação tramita no Vaticano.

“- Nessa reunião serão traçadas as ações para a concretização da 1ª Romaria Nacional que sairá de Aparecida com destino a Sacramento, terra natal do servo de Deus, Pe. Victor Coelho de Almeida, inicialmente prevista para o dia 12 de fevereiro de 2012”, informou o vereador Bruno Scalon Cordeiro, superintendente da Casa Civil e Relações Institucionais do Governo de Minas, responsável pelo agendamento da reunião. 

Segundo o superintendente, o prefeito Wesley e ele estarão representando Sacramento na Missa das 9h00, em homenagem a Pe. Victor, transmitida para todo o Brasil, e, logo a seguir, prefeito e reitor se reúnem para tratar sobre o assunto, que tem todo o apoio do governo mineiro, na pessoa do governador Antônio Anastasia. 


Processo de beatificação

 

As expectativas são grandes. Conforme notícias publicadas no dia 23 de julho no site ovale.com.br,  o processo de beatificação do sacramentano padre Victor, está na fase final. Em matéria intitulada, “A comunidade católica do Vale do Paraíba pode ganhar mais um santo”, o site afirma que o secretário da causa para beatificação do religioso, Pe. Júlio Brustoloni, o processo para a beatificação do padre Victor possui 2.500 páginas.  

Para que o processo tenha andamento, são necessários alguns passos, como a comprovação de um milagre. “O primeiro milagre necessário para a beatificação de padre Victor já foi encaminhado para o Vaticano, que vai verificar a sua  existência. Este  milagre aconteceu em Alpinópolis (MG) com uma criança de 14 anos”, disse padre Brustoloni.

A documentação referente ao fato foi encaminhada ao Vaticano para análise dos peritos da Cúria Romana. “Os peritos é que vão confirmar o milagre. É um processo demorado”, explicou. Ainda de acordo com Brustoloni, “o primeiro passo para padre Victor ser canonizado é ser declarado 'Venerável', mas não há prazo para o cumprimento de todas as etapas”.