A partir de abril, Sacramento passa a contar com três paróquias. A paróquia Mãe, de Nossa Senhora do Desterro, no Desemboque, criada no século XVIII; a paróquia de Na. Sra. do Patrocínio do Santíssimo Sacramento, criada em 3 de julho de 1857, pela lei provincial n° 804; e, agora, a Paróquia de Na. Sra. d'Abadia, a ser inaugurada no próximo dia 10, com a presença do arcebispo, Dom Aloísio Roque Hooperman, dando posse ao novo pároco, que vem de Delta (MG), Pe. Waldinei Ferreira Eduardo.
Para o pároco, padre Valmir Ribeiro, que responde pelas paróquias do Desemboque e da Matriz, e que organiza os preparativos para a instalação da nova paróquia, a divisão é benéfica para a cidade. “A criação da paróquia de Nossa Senhora D´Abadia para Sacramento é uma bênção. Dado o tamanho do município, o ressurgimento das comunidades da zona rural e as possibilidades de ações da comunidade, um centro administrativo só, com uma pessoa só para decidir é muito pouco”, justificou.
Segundo Pe. Valmir, o seu trabalho estava sendo mais administrativo do que pastoral. “Eu estava me vendo até com um certo desconforto por fazer as pessoas esperarem até uma semana para falar comigo, para dar uma resposta. A partir da divisão, tudo ficará mais fácil”, explicou, lembrando de outras dificuldades que acabavam interferindo no trabalho pastoral. “Estamos reformando as capelas da zona rural, Bananal, Quenta Sol e vamos começar Sete Voltas e Santa Helena. E de algum modo a gente tem que estar presente, acompanhar, e, às vezes, você fica o dia inteiro, porque administrar as coisas à distância é inviável, eu vi que estava me tornando administrador só. O padre Eduardo vai trabalhar também na zona rural e isso vai desafogar muito a Matriz, porque contaremos também com o padre André Araujo que permanece em Sacramento”, explicou.
A Igreja trabalha, segundo o pároco, além da parte administrativa, com três prioridades pastorais: catequese, juventude e família. “Durante um ano estivemos trabalhando nessas prioridades que são pastorais essenciais. As reuniões preparando os casais acontecem semanalmente e, agora, as coisas estão andando, os grupos crescendo e é gratificante a gente começar a ver os resultados e outras pastorais estão ganhando força”, disse, reconhecendo que a divisão será saudável. “Agora vamos dividir os trabalhos, seremos dois a tomar decisões”, disse.
A paróquia de Nossa Senhora D´ Abadia abrangerá as comunidades dos bairros Jardim das Oliveiras, Chafariz, Azagaia, Alto da Estação, Boa Vista, Maria Rosa, São Geraldo, Morada do Sol, João XXIII, José Sebastião de Almeida (Cohab), Isaías Borges da Matta, Cajuru, Paulo Cervato IV e V.