Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Redentoristas assumem mais três obras sociais e muda nome da casa de Sacramento

Edição n° 1219 - 20 Agosto 2010

A Congregação o Santíssimo Redentor, entidade mantenedora do Educandário do Santíssimo Redentor assumiu mais três obras sociais a partir deste ano, Pirajuí, Jaci e Porto Primavera, todas no estado de São Paulo, e reestruturam a obra assistencial de Sacramento, que passa a chamar Centro de Assistência Social Santíssimo Redentor. 

As novidades foram mostradas aos educadores da casa, através de um cursos de formação, ministrado por membros da equipe pedagógica da Congregação Redentorista, duas psicólogas, uma assistente social  e uma psicopedagoga, que estiveram em Sacramento, entre os dias 2 a 6 de agosto, acompanhadas do ecônomo, Padre Jadir.

Adiantou Frei Ângelo Barbosa, guardião do Educandário, que a equipe responsável pelos projetos sociais da Congregação, está implantando um novo projeto pedagógico na educação das 120 crianças assistidas pela casa, dando mais ênfase no trabalho lúdico e social. “Até então trabalhávamos  muito os trabalhos escolares, as crianças faziam tarefas aqui e saiam com tudo pronto. A partir de agora, o atendimento será mais lúdico, psicológico e social. As dificuldades escolares serão também atendidas através de um reforço escolar, mas nada de tarefa escolar. A pedagoga vai identificar essas dificuldades  e trabalhar para superá-las. As atividades de estudar e fazer tarefas serão feitas pela criança em casa. O projeto ganha ênfase, principalmente, no lúdico, por exemplo, na formação  musical e teatral e, também no social, com o projeto da inclusão digital. O curso de formação foi muito bem para todos nós”, afirma.

Segundo Frei Ângelo, o novo projeto continua o trabalho das oficinas do  projeto  Semeando  Futuro I e da inclusão digital. “No início do próximo ano, a casa implanta um novo projeto, o  SOS Família, que funciona muito bem nas casas redentoristas”, explica. 

Outra boa notícia passada por Padre Jadir à casa é que os redentoristas assumiram a banda musical do educandário. “O maestro Paulo Constâncio, agora,  é contratado pela Congregação. A  partir de agora, ele trabalhará  aqui duas vezes por semana com aulas para as crianças da casa e as da comunidade  que tiverem  interesse em aprender música, tudo gratuitamente”, anunciou. 

A parceira e os investimentos dos Redentoristas na cidade é uma boa prova de que  presença dos franciscanos, que aqui estão há seis anos, vai continuar. “Nossa parceria com os Redentoristas intensificou-se, agora com mais três casas assistenciais de menores, uma em Pirajuí, outra em Jaci e a mais recente,  em Porto Primavera.  Nessas cidades eles não têm casas, aqui além da casa que é deles, a Congregação é a mantenedora, pagam os funcionários, luz, telefone, veículo, manutenção e ajudam na alimentação, porque temos um convênio com a prefeitura, mas não dá. Temos aqui 20 funcionários e 120 crianças matriculadas”, informou.