Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Paróquia d’Abadia realiza sua primeira festa da padroeira

Edição n° 1219 - 20 Agosto 2010

Mais uma vez, os devotos de Nossa Senhora d'Abadia deram mostras de sua veneração à Virgem, participando da festa que encerrou com a carreata, seguida da missa solene, concelebrada pelos párocos, Pe. Valdiney Ferreira Eduardo (Paróquia de Na. Sra. d'Abadia); Pe. José Augusto Pedroza (Paróquia de Alandroal, Portugal); Pe. Valmir Ribeiro (Paeóquia de Nossa Senhora do Patrocínio do Santíssimo Sacramento) e Pe. André Camargo (Paróquia de Nossa Senhora do Desterro, no Desemboque) numa autêntica integração das paróquias da cidade, que há 133 anos veneram a Senhora D´ Abadia.  

A coroação, logo após a missa, contou com a participação das pastorais e serviços  da Igreja:  do Batismo, Familiar,  da Criança,  Catequese, da Comunicação (Pascom), Carcerária, Canto, Coroinhas,  Ministros da Esperança, Grupo de reflexão,  Ministro Extraordinário da Comunhão Eucarística (MECE),  Ministros  da Palavra, Renovação Carismática Católica (RCC).  

Mas a emoção de coroar, oficialmente, a padroeira  da Paróquia de Nossa Senhora D´Abadia, na sua primeira  festa , coube ao pároco, Pe. Eduardo, que, surpreso, se emocionou, revelando ter sido aquela a primeira vez que coroava  Nossa Senhora.  Logo após a coroação, os fieis em procissão  percorreram algumas ruas do bairro. 

A festa religiosa terminou com agradecimentos e homenagens aos festeiros, Airton Gonçalves Rosa e Soniara Aparecida Gonçalves, Rubens Gaspar Ferreira e Sandramar Borges Ferreira e Zuleika Maria Schiffini Silva, extensivos aos colaboradores e noveneiros. 

Outro ponto alto da festa e que contou com a presença e participação dos casais da  Pastoral Familiar,  foi o almoço partir das 11h30, na tenda da festa, para cerca de 500 pessoas, ao som da dupla, Dener e Dênis e da jovem Maria Eduarda. 

A festa encerou também a sua parte social, a quermesse, cujo espaço ficou pequeno no sábado e domingo para abrigar todos os presentes. A tenda era um local de confraternização de famílias  inteiras, jovens, crianças, adultos e idosos. Reconhecendo a animação da festa, Pe. José Augusto, disse que em Portugal não fazem festas assim. “É muita animação, muita alegria aqui. Em Portugal dizemos que domingo é dia de almoçar na casa da mamãe e hoje as famílias estão almoçando juntas na festa da Mãe D´Abadia. É muito bonito isso”, confessou.