Muita devoção, fé e participação do povo sacramentano na primeira festa da padroeira da Paróquia de Nossa Senhora D´Abadia, que marca também os 133 anos de sua devoção no vasto rincão do Santíssimo Sacramento, cujas terras foram a terceira a conhecer o seu poder maternal.
Para o Brasil, essa devoção veio no século XVII para um lugarejo no nordeste do Estado de Goiás, chamado Muquém (GO). De Muquém a devoção veio para Minas Gerais, em Água Suja (hoje, cidade de Romaria), no ano de 1870. Pouco depois do começo da festa em Água Suja, algum devoto de Sacramento trouxe para nossa terra a devoção.
A festa de Nossa Senhora d´Abadia, em Sacramento, data 1877, e daqui partiu para Uberaba, a sede de nossa Diocese, em 1882. A imagem primeira da devoção, em Sacramento no século XIX, está hoje no altar central da Matriz de Nossa Senhora d' Abadia, no bairro Chafariz. É uma imagem que mostra a Virgem Santíssima morena, muito bela e expressiva.
Neste ano de 2010, no dia 10 de abril, foi criada a Paróquia Nossa Senhora d´Abadia e empossado seu primeiro pároco, Pe. Eduardo, que nesses primeiros quatro meses tem trabalhado para o seu crescimento, mantendo na paróquia as tradições dos paroquianos e de toda Sacramento devota da virgem mãe.
A novena, no período de 6 a 14 de agosto, contou com a participação de sacerdotes convidados a celebrar a primeira festa na nova paróquia: Pe. Marcelo Lázaro, Pe. Fabiano Roberto, Pe. André Camargos, Pe. Valmir Ribeiro, Pe. Luiz Carlos, Mons. Levi Fidélis. A novena contou também com a participação dos concelebrantes, o redentorista, Pe. Valdemar Beltrame e o diocesano, sacramentano, Pe. Otair Cardoso. Após as celebrações, uma animada quermesse reúne a família sacramentana.
Todos os dias, noveneiros e convidados participam renovando a sua devoção à Virgem. Um dos pontos altos da novena, foi no domingo, 8, Dia dos Pais, quando Nossa Senhora D´Abadia foi coroada pelos festeiros, Airton Gonçalves Rosa e Rubens Gaspar Ferreira, representando todos os pais sacramentanos, com a participação ainda das esposas dos festeiros, Soniara Aparecida Gonçalves e Sandramar Borges Ferreira, a festeira Zuleyka e seus filhos, representando todos os filhos sacramentanos.
Nesta sexta-feira, 13, a paróquia recebe a visita do Arcebispo Metropolitano de Uberaba, Dom Aloísio Roque Oppermann. No sábado, 14, padre José Augusto, da paróquia Nossa Senhora da Conceição em Alandroal, pertencente à Diocese de Évora, em Portugal.
No domingo, 15, Dia da Assunção de Nossa Senhora, a paróquia estará em festa com o almoço, a partir das 11h00, missa solene às 18h00, presidida por padre Eduardo e demais concelebrantes, seguida da procissão e coroação.