Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Padre Vanderley deixa Sacramento para assumir paróquia em Frutal

Edição n° 1196 - 12 Março 2010

Uma missa festiva com tom de despedida reuniu inúmeros fieis para agradecer ao vigário paroquial, Pe. Vanderley Izaumi pelo trabalho na paróquia durante um ano e três meses e o carinho dispensado a todos, paroquianos ou não, dia 3 último. Pe. Vanderley tomou posse, no último sábado, como pároco da Paróquia de Frutal., mas deixa na cidade a sua marca  no trabalho, na presença cristã e amiga junto à comunidade. 

Na celebração de despedida que concelebrou com com o pároco, Pe. Valmir Ribeiro e Pe. André Araújo, o vigário comoveu com sua mensagem de agradecimento e adeus. final da celebração representantes das pastorais prestaram a sua homenagem. Thaísa Lobato falou em nome do Conselho Administrativo Paroquial, destacando o serviço de Pe. Vanderley: “Como um profeta moderno, você vai a todos, ricos , pobres, oprimidos e denuncia as idolatrias do nosso tempo anunciando as maravilhas do reino, sob o impulso do Espírito Santo, pois com as forças humanas nada podemos  fazer”, disse. 

Sobre a sua pessoa, Thaisa ressaltou: “Pe. Vanderley, homem simples, no meio do povo, sempre alegre e sorridente, abençoando a todos ao seu redor, se portando de maneira simples e com expressões sempre gentis. À primeira vista, você chega de mansinho, mas como padre, ordenado por Jesus Cristo, aos celebrar os Sacramentos, tornando-se outro Cristo, cumpriu a sua missão diária com dignidade, humildade e amor, reaproximando os fieis, conquistando a confiança e amizade de uma infinidade de pessoas”.

Alex Juliano Rodrigues, em nome do Conselho Pastoral da Paróquia, saudou também o vigário com belos versos,  de 'A verdadeira amizade', do Eclesiástico. Recorreu também à aos versos de Charles Chaplin para dizer: “Tua caminhada que ainda não terminou... / a realidade te acolhe dizendo que pela frente o horizonte da vida necessita de tuas palavras e do teu silêncio (...).

E concluiu dizendo um até breve com os versos de Fernando Pessoa: “ 'O valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis', assim como a senhor, Pe. Vanderley”. 

Agradecendo as homenagens e a acolhida dos paroquianos, Pe. Vanderley disse, emocionado, que Sacramento é uma terra abençoada. “Sacramento de fato é uma terra abençoada, porque está dedicada ao Santíssimo Sacramento, sob o patrocínio de Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento e de fato estando aqui me faz ver que somos chamados e eu acredito no chamado de Deus, que nos dá a vida e conduz os nossos passos”, disse.

Referindo-se a sua vocação, disse que, em Sacramento percebeu a vontade de Deus se cumprindo na sua vida sacerdotal. “Em nenhum momento tive dúvidas do chamado de Deus, como não tenho agora que sigo para Frutal. E eu tenho muito que agradecer, a Deus e a todos vocês que me acolheram, a paróquia de nossa Senhora do Patrocínio Santíssimo Sacramento, porque aqui procurei cumprir aquilo que Deus me pediu. Agradeço imensamente a cada pessoa com quem convivi, agradeço profundamente a todas as pessoas da cidade que me ajudaram a ser instrumento de Deus. Muito obrigado  e que Deus os abençoe”, finalizou, em lágrimas.

A despedida final e os agradecimentos finais ficaram por conta de Pe. Valmir Ribeiro que, mais uma vez exaltou a missão de seu vigário paroquial, que deixou na cidade, além de muitas amizades, um grande trabalho pastoral.