Padre Paulo Henrique Martins é onovo vigário paroquial da matriz de Nossa Senhora do Patrocínio do Santíssimo Sacramento, empossado por monsenhor Valmir Aparecido Ribeiro, no domingo, 2, durante missa concelebrada por Pe.s André Camargos Araújo e o sacramentano Pe. Ricardo Luiz de Melo.
Padre Paulo Henrique, que assume a vaga de Pe. André, pároco da Paróquia de Nossa Senhora do Desterro do Desemboque,é o mais jovem presbítero da Arquidiocese de Uberaba, tem 26 anos e foi ordenado sacerdote no dia 21 de julho.
Ao som do hino da padroeira Nossa Senhora do Patrocínio do Ssmo. Sacramento, Pe. Paulo foi recebido com entusiasmo pela comunidade católica e,depois de ouvir a provisão assinada por dom Paulo Mendes Peixoto e proferir a profissão de fé, recebeu a estola e casula das mãos do párocos, Mons. Walmir e Pe. André.
No momento do hino de louvor, homenagens dos representantes das diversas pastorais da paróquia. E depois do juramento passou a presidir a celebração.
“Abençoados aqueles que recebem as primeiras bênçãos’’
Ao dar as boas-vindas ao seu vigário paroquial, Mons. Valmir destacou a alegria do clero e dos católicos. “Hoje acolhemos o novo vigário paroquial, este é o seu título canônico, masnão é isso o que importa. Nós o acolhemos como sacerdote do Senhor que vem como pastor, trabalhar conosco, dividir conosco junto dessa comunidade. E com o seu juramento, Pe. Paulo coloca-se por inteiro a serviço da comunidade, que é povo que Deus lhe entrega nas mãos para tê-lo como pastor. Tenho a certeza, Pe. Paulo, que a comunidade o acolhe com alegria e não lhe faltará ajuda com a oração, não lhe faltará na amizade, não lhe faltará na solidariedade e não lhe faltará como ajuda nas atividades pastorais. Tenho certeza disso, Pe. Paulo, porque é assim comigo, é assim com todos os que passam por aqui e será também com o senhor”, disse, lembrando ser este o seu primeiro serviço, a sua primeira comunidade. “Abençoados são aqueles que recebem as primeiras bênçãos. Somos felizes por sermos nós os primeiros a colher as primícias, os primeiros frutosde seu sacerdócio”, afirmou o pároco .
Padre Ricardo Luiz de Melo, representante dos presbíteros junto à arquidiocese, a quem representou na cerimônia de posse, também desejou as boas-vindas a Pe. Paulo Henrique no seu primeiro serviço, desejando-lhe um profícuo trabalho junto ao rebanho do Senhor, e o homenageou com uma corbelha.
Em nome da paróquia, a Profa. Vânia Manzan saudou o novo vigário paroquial, afirmando que a comunidade o recebia de braços abertos. “O senhor, padre Paulo, atende a esse chamado da Igreja, vindo acrescentar, promover, transmitir, partilhar o anúncio da palavra de Deus aos irmãos na fé e na vida cristã; estimulando a todos à prática da fé, esperança e caridade. Nós, sacramentanose paroquianos da Paróquia de Nossa Senhora do Patrocínio do Ssmo. Sacramento, o recebemos de braços abertos, desejando que seus primeiros passos sejam dados com firmeza, dedicação e amor ao próximo. Que Nossa Senhora o abençoe e proteja sua caminhada entre nós. Seja bem-vindo!”, disse.
Agradecendo a acolhida, Pe. Paulo afirmou que tem muito a ensinar, mas, também, tem muito a aprender. “Agradeço a Deus por ser sacerdote. Agradeço a Deus por poder desfrutar dessa experiência com monsenhor Valmir e por poder conviver com ele. Agradeço também a Pe. André Camargos, muito me anima estar em Sacramento. Sou o mais jovem sacerdote da nossa arquidiocese, pelo natalício porque tenho 26 anos, e pelo sacerdócio, pela minha ordenação há pouco mais de um mês. Meu muito obrigado a vocês pela acolhida e quero oferecer a Deus a juventude do meu sacerdócio e a minha vida para poder trabalhar pelo seu povo. Tenho muito a ensinar, mas tenho muito a aprender”.
Cinco jovens no Estrada de Emaús
Cinco adolescentes participaram no final de semana em Uberaba do encontro Estrada de Emaús e receberam a acolhida no final da missa do dia 2.
O encontro prepara os jovens para uma vida cristã engajada nos princípios de boa convivência, amor ao próximo e à família e religiosidade atuante. Durante a celebração, ao se apresentarem, todos foram unânimes em elogiar a experiência vivida e o quanto aprenderam.
Os novos estradeiros juntam-se agora aos mais de 40 jovens do Emaús e no mês de novembro, mais 15 jovens participam de mais um encontro em Uberaba.