Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Festa de Nossa Senhora do Desterro movimenta comunidades da área do Desemboque

Edição n° 1215 - 23 Julho 2010

A festa da Padroeira da Paróquia de Nossa Senhora do Desterro, no Desemboque, terra mãe de todo o Triângulo Mineiro e sul de Goiás, ganhou um brilho diferente este ano. Celebrada de 8 a 17 de julho, com novenas diárias e a recitação do santo Terço, e tendo como festeiros, o casal Etelvino Cadico da Silveira e Enir Aparecida Resende da Silveira, os dois últimos dias levaram para o povoado centenas de moradores de toda a área pastoral do povoado.

O encerramento da novena, no dia 16 de julho, contou com a presença do pároco da Paróquia de N. Sra. do Patrocínio do Santíssimo Sacramento, Pe. Valmir Ribeiro, com a participação expressiva de fieis e devotos. Os festeiros e a comunidade levantaram nessa tarde os mastros de Nossa Senhora, padroeira mãe de todo o histórico Sertão da Farinha Podre, hoje Triângulo Mineiro e Sul de Goiás, bem como  o acendimento da Fogueira. Momentos de fé, devoção e de grande participação dos moradores da comunidade do Desemboque, de outras comunidades e de outras cidades.

O dia da grandiosa e tradicional festa, dia 17, celebrada toda pelo administrador pastoral da área do Desemboque, Pe. André Camargos, foi igualmente um dia cheio de manifestações e carinho para com Nossa Senhora. Nesse dia especial, houve, às 15:00,  a tradicional cavalgada que saiu do córrego do Rolim, até a casa de nossa mãe querida e, às 16:30, houve a bênção a todos os cavaleiros e também dos carros de bois às portas da Igreja do Rosário, a centenária e linda 'Igrejinha dos Pretos', como era chamada.

 A santa missa festiva contou com a participação de pessoas de outras comunidades, como também de outras cidades,  e foi abrilhantada pela beleza do coral da Paróquia de São Sebastião de Tapira, cantando a missa sertaneja. Após a santa missa, houve ainda a procissão luminosa com cantos marianos e a reza do santo Terço.

 Após os momentos religiosos, teve início a parte social da festa com movimentada quermesse no barracão da comunidade, com participação ativa dos jovens, das famílias e de outras comunidades, bem  como de pessoas  de outras cidades.

Agradecendo aos festeiros e à participação de todos os moradores da área pastoral do Desemboque, o vigário Pe. André encerrou as festividades com a bênção. “Que Nossa Senhora do Desterro possa interceder a Deus por todos e, em especial, por nosso casal festeiro, nossos padres e todos os  colaboradores da festa de nossa padroeira. Nossa Senhora do Desterro,  rogai por nós!”