O Colégio Allan Kardek recebeu centenas de visitantes entre os dias 30 e 1º¸para as festividades comemorativas do 130º aniversário de nascimento do líder espírita, Eurípedes Barsanulfo. Como sempre, para melhor recebê-los, o Colégio esteve em atividades a partir da sexta-feira, 30 e durante todo o dia 1º, encerrando com a apresentação do Coral Corina Novelino e palestra com Jaime Togores.
O Coral Corina Novelino, que enternece os corações dos presentes com belas canções, é regido pelo músico Moacir Camargo, que há 18 anos veio conhecer Sacramento após ler o livro de Corina Novelino, 'Eurípedes, o homem e a missão, e nunca mais deixou de retornar, periodicamente à cidade. Músico profissional, compositor e regente, Camargo faz um belo trabalho junto com os músicos, os pianistas Saulo França Amui e Guilherme Kassabian Paiva e a flautista Marina Garcia Leite.“São 18 anos recebendo essa alegria de estar sempre por aqui renovando o conhecimento, o entendimento sobre o bem. Só falta morar aqui, mas venho tanto a Sacramento, que posso dizer que estou morando aqui”, justifica, na sua cativante alegria, mostrando a música e letra que compôs em homenagem a Chico Xavier.
O palestrante Jaime Togores é outro, que conheceu o trabalho do espiritismo local em 1993e sempre colabora com a insituição. “Farei algumas colocações sobre a fala de Jesus e a necessidade de cada espírito que ele tinha contato. Mesmo falando em público para multidões, mas a sua fala é direcionada às necessidades especificas de cada um. Independente do lugar em que Ele estava, Ele tinha sempre um pensamento que pudesse ajudar as pessoas que o cercavam. Ele esclarecia o espírito fazendo com que ele despertasse para a vida, para as ações”, explica.
Togores é um trabalhador de uma casa espírita, em Santos. “Uma casa como tantas no Brasil, evangelizando, para que cada um busque a melhoria individual”, justifica. Embora graduado em Educação Física, Jaime nunca atuou na profissão. Trabalha na Receita Federal, como analista Tributário. “Dois mil anos depois continuo sendo um publicano, continuo fazendo o que era feito no Império Romano, coletando impostos”, brinca, finalizando.
Para Alzira Bessa França Amui, presidenta do Grupo Espírita Esperança e Caridade, que administra o Colégio Allan Kardec e Lar de Eurípedes, mais uma vez o 1º de Maio atingiu o objetivo e sua proposta.“Nas nossas homenagens associamos Eurípedes e Chico, os dois grandes baluartes do Espiritismo no Triângulo Mineiro. São 100 anos de Chico Xavier, por isso , o preito de gratidão. Quanto às comemorações de Eurípedes nos surpreendeu o número de pessoas que nos visitaram e participaram das atividades, entre os dias 29 e 1º. A cada ano que passa mais e mais pessoas passam a compreender o nosso compromisso que cresce cada vez mais e a seriedade do trabalho que realizamos”, afirma.