Algumas das comunidades rurais também devem passar para a administração da nova Paróquia, mas a divisão ainda não tinha sido concluída.
De acordo com o arcebispo Dom Aluísio Roque Opperman, na homilia proferida durante a missa, “a criação de uma nova paróquia significa disputa, mas uma somatória, ela não vem para dividir corações, mas somar corações”. A seguir, fez uma apelo aos paroquianos da região que abrange a Paróquia de Nossa Senhora D'Abadia: “Freqüentam-na, participem das celebrações, façam aqui seus batizados, casamentos, para que ela cresça forte e fervorosa. O pároco precisa do apoio de todos vocês para o seu crescimento”.
O bispo falou ainda do papel do padre na condução da vida paroquial, ressaltando a necessidade da organização, porém sem extremos. “Nas organizações sempre é preciso evitar dois extremos, o extremo da anarquia, onde não vige lei nenhuma, onde as cosias são feitas de qualquer modo e as pessoas agem umas contra as outras, sem haver alguém que coordene e, por outro lado, o extremo do totalitarismo, quando alguém assume a liderança de maneira solitária, fazendo valer só o seu ponto de vista.
Conclamando o engajamento de todos na vida paroquial, afirmou: “Nós, na Igreja, somos diferentes de outras organizações, porque somos guiados pela cristologia, doutrinamos em nome de Deus. Mas é preciso que todos os paroquianos se solidarizem com o pároco”.
A celebração de instalação da paróquia e posse do pároco contou com a presença de vários padres da diocese, dentre eles o sacramentano, Pe. Ricardo Luiz de Melo e o ex-pároco, Mons. Levi Fidelis Marques. Dentre as autoridades civis, participaram da cerimônia religiosa, o prefeito Wesley De Santi de Melo; prefeita de Delta, Lauzita Rezende da Costa; presidente da Câmara, Carlos Alberto Cerchi e vereadores; juíza de Direito, Roberta Rocha Fonseca; promotor de Justiça, José do Egito Castro Souza; delegado Cesar Felipe Colombari; Eurípedes dos Reis Ferreira, presidente do Rotary Clube; as autoridades militares foram representadas pelo comandante da Policia Ambiental, subtenente Celso Brait; dentre outras.
Prefeito lembra padre Victor e presidente da Câmara agradece pela valorização do Desemboque
O prefeito Wesley de Santi de Melo, em nome de toda a cidade exaltou a criação da nova paróquia e saudou o novo pároco. “Com certeza a terra de padre Victor está em festa, com a instalação de mais uma paróquia. Em nome de toda Sacramento e dos paroquianos, agradecemos ao Sr. Arcebispo e damos as boas-vindas ao padre Eduardo, rogando as bênçãos de Deus para o seu trabalho, porque o povo de Sacramento é respeitoso, amigo e religioso, um povo que tem amor a Deus, seja pois, bem-vindo à nossa cidade”.
Carlos Alberto Cerchi, presidente da Câmara de Sacramento, em nome do Legislativo saudou o novo pároco lembrando o fundador da cidade. “Esta noite, de certa forma, vimos repetir o ato que Cônego Hermógenes fez quando saiu do Desemboque par a tomar posse e benzer a capela curada, nas margens do Ribeirão Borá”, disse, afirmando que o poder Legislativo manifestava uma alegria muito grande ao receber padre Eduardo, “que vem das margens do rio Grande se instalar na paróquia às margens do Borá”..
A alegria que vemos estampada na face dos paroquianos, deve ser a mesma que aqueles sertanejos sentiram ao receber o Cônego Hermógenes há 190 anos, para implantar aqui a fé católica. Ao pároco as boas-vindas do Legislativo”, disse.
Dirigindo-se a Dom Roque, afirmou o presidente: “Sr. Arcebispo, que dizer da nossa alegria e agradecê-lo por manter a paróquia do Desemboque e nomear para lá o padre André. Nosso Desemboque tão esquecido, tão solitário, mas a Igreja mantém aquele lugar como fé religiosa e agora com padre André lá para o trabalho pastoral. Isso, Dom Roque, é a Igreja valorizando a nossa cultura, a nossa história e a religião que saiu dali e se espalhou por todo Sertão da Farinha Podre, todo Triângulo. Fica aqui o nosso reconhecimento e alegria desse poder que representa o povo dessa terra do Santíssimo Sacramento”.
Padre Valmir, sempre solícito aos visitantes, no final da celebração, agradeceu a presença dos fiéis e autoridades presentes; aos paroquianos e comissões que trabalharam pela instalação da casa do novo pároco e se responsabilizaram pela celebração. Mostrando sua grande afinidade por Sacramento, convidou os paroquianos a saudar Pe. Eduardo com os versos da música que está se tornando o hino oficial da cidade em muitos eventos: “Vem, vem, andando contra o vento. / Vem, vem, fugir do seu tormento. / Vem, vem, ser feliz um só momento, / vem, vem, , vem morar em Sacramento”.
A devoção a Nossa Senhora D'Abadia e a construção da capela
Historicamente, a devoção a Nossa Senhora D'Abadia começou em Sacramento há mais de 100 anos. De acordo com o historiador Amir Salomão Jacob, a devoção data de 1877. “Em 1970, a cidade de Romaria (conhecida como Água Suja), comemorou o centenário da festa de Nossa Senhora D'Abadia encontrei em um jornal de Uberaba a informação de que a festa, depois de Romaria, se esparramou pelo Triângulo Mineiro, por Sacramento e Desemboque. Constatei que a festa em Sacramento começou por volta de 1877, exatamente cinco anos antes de Uberaba, 1882. Esse material foi todo juntado e o apresentei ao pároco, Padre Júlio Negrizzolo, que me autorizou a levá-lo ao arcebispo, Dom José Pedro Costa. O arcebispo aceitou os argumentos apresentados”, conta.
Baseada na história de Salomão e sob a autorização da diocese, a Paróquia passou a comemorar o Centenário da Festa de Nossa Senhora d'Abadia em 1977. “O arcebispado participou, decretando o 'Ano Marial de Sacramento', de 27 de maio de 1977 a 27 de maio de 1978”.
Segundo esses dados históricos, a nova Paróquia de Nossa Senhora d'Abadia está sendo criada depois de 133 anos de sua devoção oficial.
Padre Valdiney Eduardo: “Senhor de bondade, trouxeste-me, até aqui, leva-me um pouco mais adiante”
“Agradeço a Deus por me convocar para essa nova missão. Tenho certeza de que me sustentará, pois quero, em tudo, fazer a Sua vontade: Senhor de bondade, trouxeste-me, até aqui, leva-me um pouco mais adiante.
A dom Roque que, com minha posse, deu de presente a mim e à cidade de Sacramento esta paróquia sob o titulo de Nossa Senhora, que Deus lhe dê longos dias para se orgulhar do nosso trabalho. Ao padre Valmir e padre André, muito obrigado por criarem um bom ambiente para minha chegada a esta cidade. Embora a paróquia represente uma divisão administrativa, vim para somar. Que Deus lhes recompense por esse gesto de amor à Igreja. Aos padres, meus irmãos de presbitério, que deixaram seus afazeres e vieram para minha pose e instalação desta nova paróquia, que Nossa Senhora D'Abadia interceda a Deus por vocês, pelos seus trabalhos e pelo trabalho indispensável à Igreja.
Ao Exmo. Sr. Prefeito Wesley De Santi de Melo, obrigado ela presença. Que esta nova paróquia esteja ao serviço da população que necessita e que meu trabalho aqui em Sacramento ajude em sua administração, já que não somos ilhas, mas vivemos em uma grande rede de comunicação e necessitamos uns dos outros. Aos Srs. vereadores, obrigado por serem os representantes do povo que muitas vezes não têm voz nem vez. Que meus trabalhos somem ao de vocês, para que a justiça que Deus quer seja vivenciada e oferecida a todos que aqui residem.
A dona Tereza, Elaine e Alaerson, que representam minha família, já que meu pai e meus irmãos moram longe e não puderam vir. Obrigado por me acompanharem, pessoalmente ou por meio de orações, por desejarem minha felicidade e por ser a família onde sempre senti a presença de Deus. Aos meus amigos, amizade não se agradece, retribui-se, por isso, reverto para vocês minhas orações para que Deus, em sua infinita bondade, os sempre perto de mim e que os laços de fraternidade que nos i=unem seja eternos. Aos paroquianos da paróquia Santa Maria dos Anjos, em Delta, que vieram em tão grande numero, muito obrigado por terem sido minha escola; obrigado por terem me ensinado a ser padre e, sobretudo, obrigado por ser o povo que eu precisava para o meu crescimento enquanto pessoa humana.
Aos sacramentanos, obrigado pela felicidade contagiante com que me acolheram; que Deus lhes devolva em dobro a alegria com que me receberam. Aos meus paroquianos, temos uma paróquia para construir, o Reino de Deus para implantar e um povo para formar. Que a aliança hoje firmada, seja com o próprio Deus a quem servimos. Estejam na Igreja, na comunidade, nas pastorais sempre com Deus e seu Reino como foco e alvo; não estejam por mim, já que não posso salvar a mim mesmo.
Aos pessimistas, saibam que não desisto do caminho que Deus traçou para mim. Tenho certeza de que foi Ele quem me trouxe até aqui, portanto, estou fazendo sua vontade e o poder do inferno não prevalece sobre as portas da Igreja.
Muito obrigado a todos que vieram. Que Nossa Senhora D'Abadia interceda por todos e seja a força de que necessitamos para a construção do Reino de Deus que é missão de todos nós batizados.
“A comunidade que vi crescer transforma-se hoje em paróquia!”
A Igreja de Nossa Senhora D'Abadia ficou pequena para acolher os fieis, que após a carreta lotaram-na e várias vezes aplaudiram numa demonstração sincera de satisfação e alegria. Coube ao coordenador da comunidade, Wisney Lúcio de Souza, as apresentar as boas-vindas ao novo pároco. “Nossa alegria hoje é imensa com a instalação da Paróquia de Na. Sra. D'Abadia e a chegada do seu primeiro pároco, o já querido padre Valdiney. A comunidade que eu vi crescer, transforma-se hoje em paróquia. Quanta alegria!!! E, Vossa Reverendíssima, padre Valdiney, moldado na integridade, honradez e cultura, doravante doará seu talento a esta paróquia, que nesta hora, vejo tão festiva, ampliando o cenário da comunidade católica de Sacramento”.
Prosseguiu, conclamando: “Vamos dar ao padre Valdiney a nossa confiança, nossa esperança e apoio. E roguemos a Deus para que sua permanência entre nós seja um período fecundo e pleno de realizações e que (...) o Evangelho possa florescer em vida plena para todos nós. Seja bem-vindo e seja feliz”.