Cerca de 7 mil pessoas estiveram no Parque de Exposição Hugo Rodrigues da Cunha participando do 22º Encontro Regional de Folias de Reis, no último domingo, 16, segundo a organização do evento. “Foram 9 mil refeições, sendo duas mil pessoas que repetiram”, informou Antônio Claret Scalon – o Polaco, presidente da Afroreis – Associação das Folias de Reis de Sacramento, promotora do encontro.
O 22º Encontro contou com a participação de 41 folias vindas de nove cidades. Além de Sacramento que contou com as folias do Desemboque, Tatu, Cercadinho, Serra da Canastra, Pinheiro e a do Cerea, participaram as cidades de Araxá, Delta, Ibiá, Igarapava, Rifaina, Tupaciguara, Uberaba e Uberlândia.
A festa regional iniciou com a missa às 8h00, celebrada pelo pároco, Pe. Valmir Ribeiro, com a participação de um grande número de fieis, dentre eles o prefeito Wesley De Santi de Melo, presidente da Câmara, Carlos Alberto Cerchi, vereador José Américo de Oliveira e secretário de Cultura, Amir Salomão Jacob.
Padre Valmir, com o carisma de sempre, cantou e celebrou na Missa Sertaneja, abrilhantada pelo coral do Cerea e equipe. A simplicidade das coisas foi a tônica da homilia. “Deus faz as coisas simples, quer as coisas simples, nós é que complicamos as coisas. Deus quis tanto a simplicidade, que Seu Filho nasceu numa gruta, em meio à simplicidade. E nós, onde entramos, complicamos as coisas. Deus é simples como o são os foliões que participam aqui, todos na sua simplicidade, louvando a Deus, agradecendo, fazendo essa festa bonita com toda a sua simplicidade”, destacou.
Conforme Antônio Claret Scalon, Polaco, são dois meses de trabalho antes da festa. “Mas temos muita ajuda e contamos com o apoio de todos. Se realizamos essa festa é graças ao apoio da Prefeitura e da população de Sacramento”, reconhece, fazendo uma avaliação positiva. “Nosso encontro é uma coisa crescente, a cada ano que passa aumenta a participação das folias e do público e isso é valorização da cultura”, justifica.
Ao abrir o encontro, o prefeito Wesley De Santi de Melo deu as boas-vindas a todas as folias e, agradecendo à Associação e à presença de todos, afirmou que, “além da demonstração da fé de nosso povo, as folias carregam uma forte tradição cultural que precisa ser preservada, por isso a festa faz parte do calendário turístico da região. Um evento desses merece o apoio da prefeitura e de toda a cidade”.
Também o presidente da Câmara, Prof. Berto e o secretário de Cultura, Amir Jacób, ressaltaram o valor do encontro. “Normalmente as pessoas começam uma coisa e param diante das mínimas dificuldades, Polaco, não ele vai adiante, sempre constante, superando dificuldades e mantendo esse aspecto cultural toa bonito”, elogiou Berto.
3 toneladas de alimentos
O tradicional almoço, mais uma vez preparado pela equipe de Valdemar Zago, que trabalhou desde a madrugada da sexta-feira, envolvida com 360 kg de arroz, 350 kg de macarrão, 150 litros de óleo, 35 kg de sal, 6 litros de pimenta, 5 latas de banha de porco, 100 kg de feijão, 104 arrobas de carne, 70 queijos, 70 kg de extrato, 9 sacos de batata, 100 kg de frango.
E, para o café da manhã foram consumidos 1.500 pães, 10 kg de manteiga, 10 kg de café e 10 kg de açúcar.
Numa festa desse tamanho a colaboração de muitos é necessária e ajudantes não faltaram. Participaram 30 pessoas na cozinha, 25 pessoas servindo café e almoço, 2 pessoas nos banheiros e mais 10 pessoas na recepção e organização das apresentações.