Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Um sonho realizado pela virgem Santa de Lourdes

Edição nº 1171 - 18 Setembro 2009

Fiz publicar no prestigioso jornal “O ESTADO DO TRIÂNGULO”, de Sacramento, em uma edição do mês de fevereiro de 2009, uma crônica intitulada “EM LOUVOR A NOSSA SENHORA, MÃE DE DEUS”, na qual, em apertado resumo, destaquei que na data de 11 daquele mês, todos os anos, na cidade de Conquista, meu berço de nascimento, comemora-se o dia da madrinha e protetora da Paróquia: A VIRGEM DE LOURDES. 

Acudiu-me então à lembrança que entre as obras do meu mandato de Prefeito Municipal, exercido naquela minha boa terra natal no quatriênio 1997/2000, podia elencar com emoção e contentamento uma bonita FONTE LUMINOSA construída na Praça Coronel Tancredo França, que por lei recebeu o sacrossanto nome de NOSSA SENHORA DE LOURDES.

Com a edificação, tive por objetivo não somente homenagear a Santa Padroeira da Paróquia, como também toda a família cristã conquistense, esperando que a VIRGEM IMACULADA E PODEROSA DE LOURDES pudesse sempre proteger a cidade e o município, conferindo a todos os seus habitantes sempre melhores dias de paz, harmonia, saúde e prosperidade.

Compenetrado, na ocasião de sua inauguração, fiz um pronunciamento que, com a crônica, dei à publicação pela imprensa, na EXPECTATIVA de que pudesse sensibilizar a nova Senhora Prefeita Municipal de Conquista, então recém empossada no cargo, VERA LÚCIA GUARDIEIRO, a fim de que entendesse ela por bem restabelecer o funcionamento da FONTE LUMINOSA NOSSA SENHORA DE LOURDES, há tempo abandonada e desativada pela Administração que me sucedeu na Prefeitura e que era sucedida por Sua Excelência a novel Prefeita então expressivamente consagrada nas urnas, de quem, como sabido, não fui correligionário, pois perdi as eleições de outubro de 2008 apoiando e votando na sua opositora, a Advogada DRª.CÉLIA CRISTINA BISINOTTO.

Apesar disto, tinha muita esperança que minha EXPECTATIVA se concretizasse, pois a atual Prefeita Municipal VERA LÚCIA GUARDIEIRO, mulher de fé católica e ao que sei, como então Vereadora e Vice-Prefeita de Conquista, foi responsável e patrocinadora de louvável e exitosa batalha pela construção do colossal e soberano CRISTO REDENTOR existente na rodovia da porta de entrada da cidade, com os seus gigantescos braços abertos abençoando e protegendo a urbe e a todos os por ali passantes.

Ao discursar na inauguração da FONTE LUMINOSA, recordo ter me socorrido da candente proclamação do Evangelista LUCAS, de que “O NOME DA VIRGEM ERA MARIA” e de que SÃO BERNARDO, em seus sublimes louvores da VIRGEM MARIA, meditando sobre esta grandiosa proclamação evangélica, propôs falar “um pouco deste nome que significa, segundo se diz, ESTRELA DO MAR, e que convém maravilhosamente à VIRGEM MÃE... Ela é verdadeiramente esta esplendida estrela que devia se levantar sobre a imensidade do mar, toda brilhante por seus méritos, radiante por seus exemplos.”.

 “Ó tu, quem quer que sejas – prossegue SÃO BERNARDO em seus louvores – que te sentes longe da terra firme, arrastado pelas ondas deste mundo, no meio das borrascas e tempestades, se não queres soçobrar, não tire os olhos da luz desta estrela.

Se o vento das tentações se levanta, se o escolho das tribulações se interpõe em teu caminho, olha a estrela, invoca MARIA.

Se és balouçado pelas vagas do orgulho, da ambição, da maledicência, da inveja, olha a estrela, invoca MARIA.

Se a cólera, a avareza, os desejos impuros sacodem a frágil embarcação de tua alma, levanta os olhos para MARIA.

Nos perigos, nas angústias, nas dúvidas, pensa em MARIA, invoca MARIA.

Que seu nome nunca se afaste de teus lábios, jamais abandone teu coração; e para alcançar o socorro da intercessão dEla, não negligencies os exemplos de sua vida. 

Seguindo-A, não te transviarás; rezando a Ela, não desesperarás; pensando nEla, evitarás todo erro.

Se Ela te sustenta, não cairás; se Ela te protege, nada terás a temer; se Ela te conduz, não te cansarás; se Ela te é favorável, alcançarás o fim.

E assim – conclui SÃO BERNARDO – verificarás, por tua própria experiência, com quanta razão foi dito: “E O NOME DA VIRGEM ERA MARIA” ”.

Por outro lado, conforme é da história real dos fatos, a VIRGEM DE LOURDES apareceu para SANTA BERNADETE SOUBIROUS, então uma Pastorinha, na Gruta de Massabielle, na França. No local apontado pela VIRGEM IMACULADA, BERNADETE cavou o chão com as próprias mãos e dali brotou uma FONTE de águas milagrosas, que milhares de fiéis do mundo todo procuram em Romaria, para alcançarem as mais divinas e excelsas Graças. 

Portanto, o que pretendia como Prefeito Municipal era que a FONTE LUMINOSA a brotar, simbolicamente, do solo do jardim da Praça, jorrando suas águas aos pés da majestosa IGREJA DE NOSSA SENHORA DE LOURDES e que também é denominada com o seu sagrado nome, tornasse, juntamente com toda a Praça, tradicionalmente, um local de paz e abençoado, de sadio lazer e descanso, de intercâmbio de amizade entre os jovens, de convivência feliz e de concórdia entre todos os conquistenses, de revigoramento de energias, de respeito e solidariedade entre os homens, de fé e esperanças em dias melhores, todos nós amparados e protegidos pelo MANTO SANTO E IMACULADO DA VIRGEM DE LOURDES.

Exclamei e aclamei com emoção: Oh! MÃE SANTÍSSIMA, poderosa e misericordiosa, ao prestar-LHE esta singela homenagem, em Praça pública, suplico-LHE guardar carinhosamente a vida, a saúde, o futuro e a família de cada conquistense ou morador de nossa cidade, bem assim de cada visitante, e para que esta Graça seja alcançada, convoco a todos aqueles que têm fé no SEU poder, na SUA bondade e na SUA glória, a responderem comigo, com a força sincera da alma e do coração:

VIVA NOSSA SENHORA DE LOURDES! VIVA!

VIVA NOSSA SENHORA DE LOURDES! VIVA!

VIVA NOSSA SENHORA DE LOURDES! VIVA! 

Pois bem, já decorridos quase dez (10) anos, ainda tenho na retina a imagem comovida e as lágrimas sinceras daquela imensidão de devotos presentes na magnífica Praça, bem como ainda ouço, em resposta àquelas minhas aclamações, os seus retumbantes VIVAS endereçados à VIRGEM DE LOURDES, SANTA MÃE DE DEUS.

Disse na crônica publicada não saber se a senhora Prefeita VERA LÚCIA GUARDIEIRO estava entre aqueles devotos cheios de fervor, mas esperava que sua Administração pudesse ter o ensejo de voltar os olhos para a FONTE LUMINOSA da Praça e que, apesar das dificuldades porque passavam todos os novos gestores públicos, em decorrência de óbvias razões, a minha EXPECTATIVA pudesse encontrar terreno fértil onde germinar, florescer e frutificar, voltando as águas luminosas e coloridas da FONTE a embelezar e alegrar a Praça, servindo como paisagem de fundo, inclusive, para as fotografias de noivos felizes após o casamento na Matriz, tal qual muitas vezes acontecia durante o meu Governo.

Fui político, sou político e serei sempre político, pois sou um eterno e incorrigível sonhador. Compatibilizo e conforta-me o notável pensamento do ilustre Professor mineiro de Filosofia do Direito, LUIS CARLOS GAMBOGI, em seu conhecido livro “O VELHO TESTAMENTO SEGUNDO A POESIA”, onde escreve que “O bom político é uma mistura das emoções do poeta com as manhas da existência. A poesia diz-lhe o que fazer, a política, como fazê-lo. A poesia e a política são para os homens o que as asas são para os pássaros: mantêm sonhando os homens e sustêm voando os pássaros. Que os Prefeitos e Vereadores sejam capazes de sonhar. Que saibam que não voa aquele que insiste em por os pés no chão. Que é preciso abandonar as fórmulas do possível e reinventar o impossível a partir de fórmulas impossíveis à luz do possível, mas possíveis à luz do sonho. Sonhar - eis o lema. Somos um país por fazer. Sonhar de modo tal, sonhar com tal convicção, que hospede o sonho o real, tamanha a fé na ação. Sonhar e agir - eis o caminho. Não nascemos para causas menores.”.

Terminei a crônica dizendo que estaria sonhando com a reativação da FONTE LUMINOSA NOSSA SENHORA DE LOURDES, da praça principal da minha querida Conquista.

Portanto, foi com o coração invadido por grata emoção, a alma banhada de luz e irmanado na alegria e sentimento de fé dos meus compatriotas conquistenses que tomei conhecimento da reativação, na noite de 29 de agosto último, da FONTE LUMINOSA NOSSA SENHORA DE LOURDES como uma das solenidades comemorativas do 98º aniversário de CONQUISTA.

Creio que a Digníssima Prefeita VERA LÚCIA GUARDIEIRO, por seus méritos, foi o feliz instrumento utilizado pela VIRGEM MARIA para atender a minha EXPECTATIVA, realizando o meu acalentado sonho, pelo que genuflexo agradeço à EXCELSA, DIVINA e SANTA MÃE DE DEUS e ESTRELA DO MAR, e com cordial reverência e sensibilizado agradeço à HISTÓRICA PRIMEIRA MANDATÁRIA DA MUNICIPALIDADE CONQUISTENSE, rogando Àquela (a SANTA) que a esta (a Prefeita) ilumine, proteja e guarde, bem como ao seu mandato, aos seus familiares, à nossa terra e ao nosso povo.

Por ser uma constante na minha vida cultivar o valor da gratidão e da lealdade, mesmo em situações às vezes sugestivas de inoportunas e delicadas, não posso encerrar este artigo sem uma palavra muito especial de agradecimento e saudação a um prezado, antigo e ilustre amigo (em hora que sei angustiante e aflitiva de sua vida), não só por ter disponibilizado o seu significativo tempo, influência, apoio e amizade, em Belo Horizonte, capital do Estado, durante o cumprimento do meu mandato de Prefeito Municipal de Conquista no quatriênio 1997/2000, mas especialmente por ter confortado a minha inspiração para a construção da FONTE LUMINOSA NOSSA SENHORA DE LOURDES, agora reativada pela atual Administração Pública conquistense. Refiro-me ao Excelentíssimo Senhor Delegado Geral de Polícia, DR. DOMINGOS CARNEIRO COSTA, que sempre foi um entusiasta e idealizador de duas lindas obras para Conquista, ambas somente almejadas por aqueles de alma nobre, sensíveis e que cultivam o respeito, o amor e a esperança que apenas a fé cristã pode alimentar e consolidar no homem.

Quantas vezes ele e eu trocamos idéias sobre a FONTE LUMINOSA NOSSA SENHORA DE LOURDES e o esplendoroso CRISTO REDENTOR que hoje é uma monumental e venerável realidade na serra à beira da cidade de Conquista. Ali, naquela elevação hoje consagrada, às margens da rodovia, não sei se o DR. DOMINGOS CARNEIRO se lembrará, estivemos ele, o meu Assessor JARBAS DE ALMEIDA e eu, quando então soou a voz emocionada do DR. DOMINGOS, como que cumprindo um desígnio do ALTO: “RUI, CONSTRUA AQUI UM CRISTO REDENTOR!”. De imediato retruquei-lhe: “DOMINGOS, ESTOU RECUPERANDO E REMODELANDO A PRAÇA CORONEL TANCREDO FRANÇA, PORTANTO, VOU DAR PREFERÊNCIA À CONSTRUÇÃO DA FONTE LUMINOSA NOSSA SENHORA DE LOURDES. APÓS, CONSTRUIREMOS O CRISTO QUE TANTO QUEREMOS!”.

No entanto, a construção do CRISTO REDENTOR as Mãos de DEUS haviam reservado para a ora Prefeita VERA LÚCIA GUARDIEIRO, não para mim. Porém, me dou por feliz e satisfeito com a Decisão Divina, que muito orgulho e alento ao coração me trás!

Gostaria de lhe dizer, meu caro DR. DOMINGOS, que você, embora muitas vezes incompreendido, é um competente, austero e experiente membro da gloriosa POLÍCIA CIVIL do Estado, um homem de idéias e ideais, intelectual simples, humano e empreendedor, pessoa com trânsito junto a importantes órgãos públicos, autoridades e políticos de Minas, habilitado e útil, portanto, após sua aposentadoria como Delegado de Polícia, a prestar relevantes serviços para Conquista, como Assessor Especial do Prefeito Municipal, acaso voltasse eu a ocupar outra vez a cadeira de alcaide da minha terra. Nesta hipótese de que a vida me concedesse novo mandato de Prefeito, não titubearia em lhe convidar para a Chefia do meu Gabinete.

Caro amigo DOMINGOS, faço efusivos votos que DEUS possa ampará-lo nas suas agruras e vicissitudes, evitando que se consolidem eventuais injustiças que possam surgir em sua caminhada, que espero seja longa e benfazeja, uma vez que você foi devotado e fiel parceiro destas mágicas obras em Conquista: a FONTE LUMINOSA DA VIRGEM DE LOURDES e o CRISTO REDENTOR! Abraço-lhe com admiração, amizade, estima e agradecido.

Sonhemos sempre, porque milagres acontecem com freqüência! 

 

Rui da Matta Costa

Ex-prefeito de Conquista