Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Ternos de Congada e Moçambique realizam encontro

Edição nº 1177 - 30 Outubro 2009

Sacramento esteve em festa no último domingo com o Encontro Regional de Ternos de Congado e Moçambique, promovido pelo Terno de Congada e Moçambique São Benedito. 

O encontro reuniu ternos de diversas cidades, dentre elas Uberaba, Batatais, Araxá, Patrocínio e, um dos pontos altos foi a coroação da rainha Lucimar dos Reis, que ocupa a vaga deixada por Antonia Maria de Jesus, falecida no dia 18. 

A festa, conforme afirmara o presidente Delcides, por ocasião de seu falecimento, foi em homenagem a ela, que dedicou grande parte de sua vida aos festejos herdados dos antepassados. A tradição foi mantida e a lembrança da rainha-mãe foi marcada pelo lacinho preto no peito, porque todos sabem que a saudade será eterna.  

A cerimônia de coroação no salão de festas da Igreja nossa Senhora D´Abadia foi marcada por muita euforia. Lucimar chegou ladeada pelo rei Sebastião Inácio dos Santos e do patriarca do Moçambique, José do Carmo Martins, de quem Lucimar recebeu o manto vermelho. A coroação ficou a cargo dos padrinhos, todos veteranos do terno de Congada São Benedito: Alencar Araújo, Maria das Dores Araújo, Dalva Maria da Silva Balbino, Irene Antonia Ferreira, Antônio Francisco, Wilson Santa da Cruz, Marie Abadia da Silva e Maria Aparecida Gomes Soares. E, os tambores rufaram com júbilo seguido de cânticos: “Nossa rainha, ela é mãe da terra/ bendizei a Deus, capitão da terra!”

Lucimar é enfermeira, graduada pela Universidade de Franca e há 21 anos presta serviços na cidade de Rifaina e mensalmente, presta serviços para a Home Care, da cidade de Bauru (SP). Lucimar é mãe de quatro filhos Gilberto, 16, Maria Luiza, 13, João, 9 e Emmanuel, 3. Natural de Contagem (MG), Lucimar chegou a Sacramento em 1972, com apenas 5 anos, quando a mãe Terezinha Inácio dos Reis ficara viúva. 

Embora resida em Rifaina, Lucimar nunca deixou Sacramento e suas tradições, sempre marcando presença nos festejos e reuniões dos movimentos do grupo de congadeiros e moçambiqueiros. 

José do Carmo Martins, capitão moçambiqueiro, o patriarca do grupo, foi o primeiro a discursar. Agradeceu a Deus pela nova rainha conclamou a todos o respeito devido à rainha.

“ - Graças a Deus, estamos em mais um dia de caminhada com a nossa nova rainha, que sempre participou da formação da nossa comunidade, dos nossos filhos, ela foi mãe, sem ser mãe. Foi ela a primeira catequista na nossa comunidade São Geraldo, a nossa antiga Baixadinha, chão sagrado e abençoado por Deus. Agora é tempo de nós obedecermos, caminharmos direitinho nas tradições, de mãos dadas como sempre caminhamos”, disse Zé do Carmo.


‘‘Vamos levar adiante o trabalho de nossos antepassados’’

 O Prefeito Wesley De Santi de Melo, acompanhado do secretário Amir Salomão Jacob, aliás o primeiro prefeito a participar da festa, segundo o presidente Delcides Tiago, saudou a nova rainha, entregando-lhe um ramalhete de flores e parabenizou todos pela festa. 

“ - Emociona estar presente numa cerimônia como essa, tão rica de significados e de amor. Vocês estão de parabéns por manterem vivas essas tradições, resgatar essa história e manter vivo o nosso folclore. Nossa cultura depende de ações como esta aqui de hoje. Há poucos dias sentimos muito o falecimento de dona Antônia, mas hoje nos alegramos com vocês com a coroação de Lucimar, a nova rainha que com certeza conduzirá muito bem as tradições da nossa cidade”, disse, colocando-se à disposição como administrador público. 

Delcides Tiago, presidente do Terno de Congado São Benedito em nome de todos reverenciou a rainha. “O mesmo respeito, a mesma devoção e o mesmo carinho que tivemos com a sua mãe Terezinha, quando esteve à frente das nossas festas, com a rainha-mãe, Antonia, teremos por você, Lucimar. Comprometemo-nos a lhe dar nosso total apoio, acatar as suas decisões para levar adiante o trabalho que seus antepassados nos deixaram. Vamos preservar a nossa história e lhe pedimos a bênção”.  

 

Emocionada, a rainha Lucimar, agradeceu. “Primeiro, dou graças a Deus pela nossa união, nossa harmonia, nossa fidelidade às nossas origens. Respeito cada um de vocês como pessoas e com a ajuda de Deus, meu tio (rei Sebstião) e eu pretendemos fazer um trabalho bonito e muito bom. Engrandecer as nossas festas, as nossas tradições, porque Sacramento conta com essa nossa participação. Vamos levar adiante o nosso compromisso com o apoio de todos vocês. Muito obrigada a todos”.


Festa encerra com missa campal, um dos ganhos significativos, de acordo com o presidente Cid 

Atento a tudo e a todos, o presidente Delcides Tiago, Cid se confessa satisfeito com a festa. “Tivemos uma perda, a da nossa rainha Antônia, mas a partir de hoje temos uma nova rainha. Esse é o primeiro grande ganho, mas tivemos outros”,disse. 

“O segundo e terceiro ganhos são igreja de Nossa Senhora D´Abadia aberta pela primeira vez e um vigário que nos apoiou muito. Todos os anos o altar com as imagens era montado no barracão de festas. Esse ano, o padre Valmir, além de nos dar total o apoio, quando pedimos as imagens pra levar para o barracão, ele disse, 'as imagens ficam na igreja'. Assim, os ternos chegam, entram na igreja saúdam os nossos santos e depois se reúnem no barracão de festas”.

O quarto ganho é a missa campal, que era o nosso sonho. A igreja do Rosário é pequena pra tanta gente. Quando ele disse que a missa seria campal, ficamos alegres demais. Houve até uma tenda pra celebração. 

O quinto ganho é a presença do prefeito, Participo da festa há muitos anos, desde menino e é a primeira vez que temos a presença do prefeito, que além de nos ajudar com a festa ainda vem nos prestigiar, a nossa satisfação é muito grande”, afirmou. 

E como a entrevista foi antes da procissão até a Igreja do Rosário para a missa às 18h00, apontou, o que pode ser o sexto ganho: “A porta principal da igreja Matriz estará aberta e o badalar dos sinos durante a passagem dos ternos em procissão, com a presença do pároco nos recepcionando”.

 

O Encontro Regional de Ternos de Congada e Moçambique encerrou com a participativa e animada missa campal em frente a Igreja de Nossa Senhora do Rosário celebrada pelo pároco padre Valmir.