A imagem de Nossa Senhora Aparecida doada pelo Santuário Nacional de Aparecida à cidade de Sacramento e que comandou, no último dia 12, a comovente Procissão Fluvial no rio Grande, foi recolhida ao Museu Histórico de Sacramento, resguardada em sua berlinda.
Segundo o secretário de Cultura e Turismo, Amir Salomão Jacob, a idéia inicial era deixar a imagem no gabinete do prefeito Wesley De Santi de Melo, na prefeitura. “Pensamos, inicialmente, em deixar a imagem à guarda do gabinete do refeito Wesley, já que a mesma veio em doação institucional de Aparecida para Sacramento, mas a vontade do povo falou mais alto”, justificou.
Disse o secretário que, tão logo, circulou a notícia do recolhimento da imagem na Prefeitura, diversos populares procuraram a secretaria pedindo que deixasse a imagem na Igreja ou num outro local de maior acesso ao povo. “Na Igreja Matriz não foi possível em função do espaço no altar e por já ter, dentro da igreja, uma outra imagem com a mesma invocação, razão de optarmos pelo Museu Histórico “Corália Venites Maluf”, guardião de preciosidades da história local”, informou.
Disse ainda Salomão que a imagem permanecerá no museu até o próximo ano, quando cumprirá programação que antecede o Dia da Padroeira do Brasil, ou seja, procissão das velas para a Gruta dos Palhares e a Procissão Fluvial que já, em 2010, vai constar do Roteiro Turístico Religioso do Estado de Minas Gerais.