Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Feira Cultural e Seminário marcam o 1º de novembro da comunidade espírita

Edição nº 1177 - 30 Outubro 2009

Nos dias 31 e 1º, o Colégio Allan Kardec sedia o Seminário de Educação, destindo a evangelizadores e educadores. Ás 9h00 acontece a abertura, seguida do módulo I, 'Educação do pensamento: essência da pedagogia do amor', com palestra proferida por Alzira Bessa França Amui. A partir das 14h00, o módulo II do seminário, abordará o tema 'Métodos e recursos na Educação do pensamento', com os palestrantes, Ana Maria Pereira Soares e Saulo Amui.

No domingo 1º, aniversário de morte de Eurípedes Barsanulfo, as atividades do Seminário iniciam às 9h30 com o módulo III “Análise pedagógica de Eurípedes Barsanulfo”, com palestra proferida pelos três palestrantes dos módulos anteriores e o módulo IV, a partir das 14h00, com palestra do professor José Pacheco, da Escola da Ponte, em Portugal. 

O seminário encerra na segunda-feira, 2, Dia de Finados, das 9h00 às 12h00, com o fórum de debates com o professor José Pacheco, na Escola Eurípedes Barsanulfo. O encontro reunirá cerca de 400 pessoas de vários estados do país.

A diretora da Escola Eurípedes Barsanulfo, Francine França Amui, disse que a Feira Cultural é a culminância de um trabalho, realizado ao longo do ano. “Durante um mês, cada um dos assuntos expostos tiveram relevância durante um mês, com  todas as atividades relacionadas e agora vieram para a exposição. Todos trabalharam todos os temas e, para a exposição cada sala ficou responsável por organizar o material de todas as turmas, sobre cada assunto, inclusive a produção de texto e organizar a  exposição, começando aí o respeito”, disse. 

sobre o projeto 'Brasil dos meus sonhos', que envolveu toda a escola, explicou que cada aluno procurou, através do tema, modificar o seu pensamento, a sua maneira de ver a vida, vê-la com outros olhos, com mais respeito. 

 

A arte vem para auxiliar o ser

A presidenta do Grupo Esperança e Caridade, Alzira Bessa França Amui, presidenta do Grupo Espírita Esperança e Caridade, que dirige e coordena as atividades no Colégio Allan Kardec, sobre os eventos, explica que o 1º de novembro, já há alguns anos, mudou o sentido. “Nós fazemos as homenagens ao professor Eurípedes, mas criamos um momento especial de Educação. Estamos realizando o IV Seminário de Educação do Espírito e o III Festival de Artes de Evangelização, com a participação das casas, que desenvolvem essa metodologia, de que a arte vem para auxiliar o ser”, disse Alzira.

Falando sobre a presença de um educador internacional do seminário, o professor português, José Pacheco, Alzira considera uma honra muito grandea presença do educador em Sacramento.

“ - É uma alegria receber o Prof. José Pacheco, mas é sobretudo também uma honra. Ele tem uma bagagem muito grande e um processo educacional, próximo do que fazemos aqui. E, sobretudo pela troca de experiências. É importante que ele conheça o trabalho que é feito na nossa escola, dentro dessa metodologia, que está sendo divulgada por ele”, afirmou, convidando todos os educadores  a participarem do seminário e do fórum do debate na segunda-feira.

 

“É uma oportunidade que os educadores de Sacramento têm de debater com ele, que já esteve em Araxá, Uberaba, São Paulo. Professor Pacheco tem uma agenda muito extensa e vem gratuitamente prontamente a cidade para participar do nosso trabalho. Será uma troca de experiências e ele terá a oportunidade de conhecer projetos das escolas, o fechamento do nosso projeto, 'Brasil dos meus sonhos'. Nossa feira cultural não é montada pra esse evento, ela é a culminância de todos os trabalhos realizados durante o ano”, disse mais Alzira.

 

Escola profissionalizante

A Escola Eurípedes Barsanulfo tem para o ano de 2010 dois projetos, o de extensão de série e a abertura das oficinas profissionalizantes, para atender os adolescentes. “Há uma carência de cursos profissionalizantes na cidade, razão de iniciarmos esse projeto. Pretendemos futuramente assumir a criança com quatro anos de idade e permanecer com ela até o fim do ensino fundamental, inclusive na profissionalização”, disse, adiantando que a escola tem a infraestrutura necessária para a ampliação, inclusive com laboratório que já está sendo construído. A parte burocrática já está sendo providenciada e Alzira espera tudo pronto para o início do próximo ano. “Os bairros adjacentes à escola urgem de projetos e temos um compromisso muito grande de ampliar esse atendimento”, finalizou.