Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Espíritas comemoram 90 anos da morte de Eurípedes

Edição nº 1127 - 09 Novembro 2008

O Grupo Espírita Esperança e Caridade comemorou, dia 1° de novembro, os 90 anos de morte de Eurípedes Barsanulfo, com o seminário Educação do Espírito e o II Festival de Arte. 

O evento realizado no colégio Allan Kardec, reuniu 400 pessoas de vários estados brasileiros: Amazonas, Rio Grande do Sul, Bahia, Rio de Janeiro, Sergipe, São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal dentre outros, demonstrando a grandeza do missionário sacramentano. 

As comemorações iniciaram sexta-feira, 31, com a abertura do Seminário de Educação, que encerrou no domingo, 2. Na tradicional Hora da Saudade, no sábado, foram abordadas as lembranças das aulas do prof. Eurípedes, momento abrilhantado pelo Coral Corina Novelino, do Grupo Espírita Esperança e Caridade, enriquecendo-o com o Hino a Barsanulfo.

Feira Cultural - O seminário teve sua culminância na Escola Eurípedes Barsanulfo, com a visita à Feira Cultural tematizando, “Planeta Terra – O mundo que quero para mim" e mostrou os trabalhos desenvolvidos com os alunos, durante todo o ano de 2008. Também foram apresentadas as Oficinas Pedagógicas, com demonstração de todo o material confeccionado pelos alunos de 6 a 12 anos, o sub projeto que a escola desenvolveu de forma paralela à Feira Cultural. 

II Festival de Arte - No fim da tarde do sábado, 1º, teve início o II Festival de Artes contando com a participação de 24 cidades inscritas. Talentos e mais talentos deram a sua contribuição. Coroando a noite, a apresentação de vários corais, apresentação de danças, balet e teatro sobre a história dos primeiros cristãos e a vida do apóstolo Paulo. 

Todos foram muito aplaudidos pelas mais de 600 pessoas que lotaram o anfiteatro do Colégio. Mas o grande momento do II Festival de Arte aconteceu na manhã de domingo, quando se apresentaram os corais, grupo de flautistas, numa reunião de todos os corais.

 

Alzira avalia Seminário e fala da importância de Eurípedes

Desde a manhã chuvosa de Primeiro de Novembro de 1918 que Sacramento, testemunha a reunião de tantos amigos que retornam e multiplicam na presença de outros que aqui vêm, não só para prestar sua homenagem ao querido médium e professor, mas a conhecer e aprender o grande Projeto de Educação do Espírito que Eurípedes vem orientando em sua casa. 

Os anos passam, mas a verdade perpetua, vencendo o tempo e expandindo-se em sua grandeza. 

O amor de Eurípedes se estende a todos, atraindo após 90 anos caravanas e caravanas de pessoas que aqui chegam para participar dos trabalhos que sua casa, sua escola, vem durante esse período vivenciando, graças ao esforço imortal dos trabalhadores do Grupo Espírita Esperança e Caridade como do Colégio Allan Kardec.

 

Com o nosso preito de gratidão a Eurípedes, saudamos esse Espírito com o trabalho que ele mesmo nos ensinou e continua nos ensinar, testemunhando a imortalidade do Espírito. A Eurípedes Barsanulfo, nossa gratidão, respeito e saudação pelo grande trabalho que hoje vem orientando as bases da Pedagogia do Amor, desenvolvida no Colégio Allan Kardec, o primeiro colégio a estudar o Espírito imortal que somos”, ressalta.