Seis jovens postulantes da Congregação de São Francisco de Assis na Providência de Deus, com sede em Jaci (SP) estão no Mosteiro Santa Maria dos Anjos para um período de convivência e experiência, sob a orientação do guardião da casa, Frei Pedro Caetano da Silva, que até o final do ano estará ausente do Mosteiro trabalhando na formação de novos freis.
“Fui mandado para o trabalho com os Postulantes e ficarei nesse trabalho, fora de Sacramento, até o final do ano, retornando ao Mosteiro em janeiro. Nesse período Frei Ângelo Barbosa assume a casa com o apoio de freis que, semanalmente, se revezarão para ajudá-lo”, explicou.
Sobre o novo trabalho no postulantado, frei Pedro vai observar a vivência, a vocação, além dos primeiros ensinamentos sobre a comunidade religiosa.
“Eles ingressaram na congregação recentemente, estão iniciando o postulantado e estamos começando com a experiência comunitária na vida ativa, a catequese e aprendendo a nossa regra de vida”. Os jovens postulantes têm uma vida bastante atarefada no mosteiro, horas de oração, contemplação, trabalhos na casa e estudos.
“Mas terão contatos com a comunidade, freqüentando as celebrações religiosas, fazendo parte da comunidade”, disse mais o guardião, informando que permanecem na cidade até o dia 25 de setembro.
Os pré-requisitos para ingressar na congregação são: ter vocação para abraçar o carisma franciscano; ter o ensino médio completo; e ser maior de 18 anos. A fase de Postulante tem a duração de acordo com o aprendizado do jovem, variando de seis meses a um ano Após esse período, ele vai para o Noviciado, com a duração de três anos.
Na fase final do Noviciado apostólico, de acordo com as necessidades da Congregação, eles têm a liberdade de fazer o curso superior que quiserem, dentro do carisma da congregação.
“Podem optar, por exemplo, para ser sacerdote, administrador hospitalar, psicólogo, assistente social, fisioterapeuta, administrador de empresas, médico, enfermeiro, Educação Física... Enfim, cursos que atendam às necessidades da Congregação”, explicou mais frei Pedro.
Cada postulante vem de um lugar diferente: Miquéias, 21, de Alagoas; Luiz, 19, de São José do Rio Preto; Marcos, 18, Catanduva; Jorge, 30, de Buritama (SP); João, 18, de Santo Arinon (PA); e o aspirante Fernando, de 14 anos, natural de Votuporanga (SP).
Nos dois anos em Sacramento, pelo menos quatro vocações franciscanas já apareceram na cidade. “Já começamos a render frutos na cidade, mas eles não têm idade ainda. É preciso que estejam pelo menos no Colegial, mas logo, se Deus quiser, São Francisco estará recebendo filhos sacramentanos”, diz